24 SET 2021
Nota de Esclarecimento - Fila no drive thru da Emop
A Prefeitura de Divinópolis esclarece sobre a fila que ocorreu hoje (24/9), durante a vacinação contra Covid-19, no drive thru do Pátio da Emop. Para tomar a segunda dose da vacina Pfizer neste local, estavam agendadas 737 pessoas e, até o momento, mais de 1000 pessoas já foram vacinadas, sendo que, dessas, cerca de 70 idosos receberam a dose de reforço.

Sendo assim, podemos afirmar que muitas pessoas que estavam com a sua segunda dose da vacina Pfizer atrasadas compareceram no local hoje, fazendo com que o número de pessoas para vacinar subisse. Porém, esse número está dentro do número da capacidade de atendimento do drive, que é 1.200 pessoas/dia.

É do conhecimento de todos os servidores que trabalham na vacinação, que todos os idosos na fila da vacinação devem ter prioridade na vacinação, porém, hoje, houve uma irritação generalizada de familiares dos idosos que não conseguiram compreender sobre o aprazamento necessário para tomar a dose de reforço, que é 180 dias após a segunda dose da vacina.

Hoje, estavam aptos a tomar a vacina somente idosos que receberam a segunda dose até o dia 27 de março de 2021 e que tinham mais de 70 anos.  Porém, mais de 100 idosos tiveram de ser retirados da fila de vacinação por não atenderem aos critérios da vacinação da dose de reforço.

Lamentavelmente houve familiar que recorreu à Polícia Militar, com o objetivo de fazer Boletim de Ocorrência alegando que o idosos teria direito a tomar a dose de reforço, mesmo o idoso não estando apto a tomar a vacina.

Os critérios estabelecidos para vacinação da dose de reforço são definidos pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde do Governo Federal e o descumprimento dos prazos caracteriza crime por parte do gestor que autorizar a vacinação.

Em decorrência do fato a Prefeitura de Divinópolis decide que, a partir de hoje (24/9), os idosos que precisam se vacinar com a dose de reforço deverão realizar o seu cadastro para que possa ser confirmado o prazo mínimo de 6 meses da segunda dose. Este cadastro deverá ser feito através dos telefones (37) 32296870 e (37) 99105 0016.

Pessoas com segunda dose em atraso devem procurar um drive thru sem necessidade de agendamento, mas serão atendidas após às 15h. A medida tem como objetivo não gerar aglomeração.

A Prefeitura de Divinópolis pede a todos que, antes de se dirigirem aos pontos de vacinação, se informem e, se possível, leiam na íntegra todas as regras que se aplicam a cada grupo prioritário, a não obediência das regras impossibilita a vacinação. O site da Prefeitura e suas mídias digitais são atualizadas frequentemente sobre a vacinação e, todos os veículos de imprensa da cidade também oferecem este tipo de informação.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024