14 JUL 2020
Vigilância em Saúde do Trabalhador recomenda dicas de prevenção de acidentes

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) alerta sobre os números de acidentes de trabalho graves no município. Em 2020, um óbito foi confirmado, além de vários acidentes de natureza grave envolvendo queimaduras, amputações, fraturas graves e esmagamento de membros e outros acidentes com  menor gravidade. Entre 2002 e 2018, 13.774 acidentes foram registrados. Devido a estes números, a Visat dá dicas de como trabalhar com saúde e segurança.

Dicas de Segurança no Trabalho

Observe todos os riscos antes de fazer uma atividade fora da rotina. Caso haja riscos, não pense duas vezes em reduzir, controlar ou eliminar os riscos identificados. Caso não seja possível, tente outras alternativas seguras de realizar a tarefa.

Antes de testar um novo equipamento ou ambiente de trabalho, deve-se analisar se o novo processo será uma solução e não um novo problema.

Toda atividade deve ser padronizada. Todos os envolvidos devem estar cientes dos métodos seguros, evitando acidentes e melhorando a produtividade dos trabalhadores.

O Agente Sanitário e Fiscal de Saúde, Eduardo Rodrigo de Oliveira, enfatiza que a segurança está acima de todas as prioridades. “Por mais que a pessoa coloque a segurança em primeiro lugar, em caso de adversidades, ela será omitida de forma automática. Segurança no trabalho é, acima de tudo, ser profissional”, ressalta.

Fonte: Assessoria PMD
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024