09 ABR 2020
Confirmada morte em Divinópolis por coronavírus

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), confirmou em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (09/04), a morte de uma paciente por Covid-19. A vítima é do sexo feminino e tinha 46 anos.

A paciente de 46 anos era médica e moradora de Divinópolis. Apresentava os sintomas da doença há 21 dias, estava internada no CTI há 14 dias, o caso se agravou levando ao óbito. Há em Divinópolis uma outra morte sob investigação, uma aposentada de 81 anos, moradora de Nova Serrana e já chegou ao município em estado crítico, vindo a falecer na noite de desta quarta-feira (08/04).

O município tem oficialmente 19 casos confirmados, 859 suspeitos e 88 descartados.

O secretário da pasta, Amarildo Souza, ressalta a importância de se manter o isolamento também na região.
“Pedimos que as outras cidades não cometam a inconsequência de romper o isolamento social, pois não conseguiremos achatar a curva epidêmica, o que nos levará ao colapso. Divinópolis é responsável por atender os pacientes das cidades vizinhas e por sermos a cidade pólo, sempre damos apoio a população da região. Se as ações e protocolos não forem seguidos em conjunto, não conseguiremos dar atendimento a todos os pacientes", afirma.

Amarildo lembra que pessoas assintomáticas são também propagadoras do vírus, pois quebram o isolamento e espalham a doença. Por isso ele pede para os cidadãos não serem egoístas, pois poderão levar para casa o vírus e contaminar seu núcleo familiar e social.

O município no momento tem 10 pessoas internadas com a Covid-19 em leitos ambulatoriais e cinco em CTI. Por determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, os testes são realizados somente em pessoas que procuram a rede de saúde e apresentam sintomas fortes da doença. Os novos testes adquiridos pelo Governo Federal, ainda não foram disponibilizados a cidade.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares, as pessoas precisam tomar consciência de que o isolamento social horizontal é a medida mais eficaz contra o novo coronavírus e que tanto jovens como crianças podem precisar de internações.

“A população precisa entender o seguinte; as pessoas que compõem o grupo de risco correm risco eminente e real de óbito. Mas tanto os jovens quanto as crianças, também precisarão de internações, CTIs, respiradores e não temos leitos para todos. Estes que não são do grupo de risco, mas precisarão de internação, correm risco de óbito também, se não conseguirmos um leito de CTI para eles”, enfatiza Janice.

Nas próximas semanas Divinópolis enfrentará uma aceleração epidêmica, o que preocupa autoridades. A prefeitura continua com sua atuação ostensiva e orienta os cidadãos a seguirem os protocolos de segurança e ao mesmo tempo, cumprir com as normas impostas na última deliberação.

Fonte: Assessoria PMD