A Prefeitura de Divinópolis, em parceria com a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG), realiza escrituração e negociação de débitos de casas dos Conjuntos Habitacionais Danilo Passos I e II e Lago dos Mandarins. O processo foi intermediado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através da Diretoria de Habitação.
Os proprietários destas casas já receberam correspondências que informam sobre o serviço e têm encaminhado à Diretoria de Habitação a documentação necessária para a confecção da escritura, nos casos em que não há qualquer impedimento para isso. Desde que o convênio foi firmado em janeiro, aproximadamente 30 pessoas já receberam as escrituras.
Nair Sena Santos foi uma das mutuárias que receberam a escritura do imóvel por meio dessa ação. “É um momento de grande alegria e comemoração, esperado havia muitos anos, a realização de um sonho. Agora, definitivamente, podemos afirmar que a casa é nossa”, disse.
Dando continuidade ao serviço, de 10 a 14 de setembro, acontecerá um mutirão com a realização de 245 audiências para regularizar casas desses conjuntos que estão com pendências e estão impedindo, até o momento, a entrega das escrituras. Esse caso que passará por esse mutirão como casas que foram vendidas, casas cujo proprietário faleceu, em caso de separação de casal proprietário, com pendências de prestações, entre outros.
Em janeiro deste ano, a diretora de Habitação, Liliane Rios, a assistente social Joelma Amaral de Faria e o coordenador de Análise Social e Projetos, Marco Túlio Fontes de Castro, participaram de uma capacitação sobre o Programa Cohab mais perto, no escritório da companhia em Belo Horizonte para dar início à parceria.