25 MAI 2017
Prefeitura promove 40º Missa Conga

A 40º edição da Missa Conga, um dos mais tradicionais eventos das festividades de aniversário de Divinópolis, será promovida pela Prefeitura de Divinópolis e organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), no domingo (28/05), às 15 horas. O evento religioso oficialmente abre as festas de Reinado.

Desde 1977, a Missa Conga oficialmente inicia as festividades de Reinado, patrimônio imaterial de Divinópolis. A celebração é presidida por frei Leonardo Lucas Pereira - um dos maiores incentivadores do Reinado. A leitura da Lei Imperial é realizada pela princesa, acompanhada pela guarda e por escravos em correntes. Em seguida, o Canto da Libertação é entoado pelo Terno de Moçambique.

Além da Missa Conga, o Café de São Benedito será realizado em 28 de maio. Tradicionalmente, após a celebração, a Prefeitura serve café aos reinadeiros participantes – são quitandas típicas da época oferecidas a todos os reinadeiros, além de centenas de litros de café e leite.

Oficial

A Missa Conga também oficialmente abre as festas de Reinado no município. Os eventos começam em 17 de maio, no bairro Campina Verde, e terminam em 16 de outubro, na Praça do Mercado.  Ao todo, são 14 festas de Reinado, distribuídas nos bairros e nas comunidades rurais.

São parte das festividades: São Judas, Cacoco de Cima, Branquinhos, Tietê, Amadeu Lacerda, Porto Velho, Vale do Sol, Espírito Santo, Vila Romana, Alto São Vicente, São José, Ermida, Interlagos, Buritis, Costas, São Luiz e São João de Deus. A Festa de São Benedito acontece de 3 a 6 de outubro, no bairro Vila Romana.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024