27 ABR 2017
PREFEITO
Prefeitura participou de construção de dois Fóruns locais

O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, participou nesta quinta-feira (27/04) da inauguração do novo Fórum do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) na Comarca de Divinópolis, no bairro Liberdade. Em entrevista na solenidade de inauguração, o prefeito destacou a participação da Prefeitura na construção do novo Fórum e do antigo, na Rua João Morato, Centro.

Em 2003, a Prefeitura adquiriu terreno de 15 mil metros quadrados no bairro Liberdade e doou-o ao Estado de Minas Gerais, por meio do Tribunal de Justiça. A negociação foi autorizada com base na Lei 5.637, de 10 de junho de 2003.

“É importante obra para Divinópolis para a qual pudemos contribuir. No mandato de 2001/2004, doamos o terreno e hoje temos grande obra entregue ao município”, afirmou Machado aos jornalistas.

A Prefeitura também contribui para a instalação do Fórum do Centro. “Também participei da inauguração do Fórum no fim de 1989, na gestão do governador Newton Cardoso. Na época o governador perguntou-me de que Divinópolis precisava, e respondi-lhe: um fórum e cinco escolas. O governador atendeu, e Divinópolis ganhou as obras”, relembrou Machado.

O diretor do Foro da Comarca de Divinópolis, juiz Marcelo Paulo Salgado, da 1ª Vara Criminal, ressaltou as melhorias em reunir todas as unidades jurisdicionais que estavam dissipadas em seis prédios do município.  Todos os setores estarem em um único prédio garante mais economia ao TJ-MG, já que cinco prédios eram alugados. A economia será observada ainda nos serviços de vigilância, antes necessários em cada uma das unidades. “Com a nova estrutura, o ânimo dos servidores e magistrados para o trabalho é outro. Para cidadãos e advogados, a inauguração também trouxe muitos ganhos”, disse.

Infraestrutura

A Prefeitura providenciou a elaboração da Lei de Zoneamento da área para delimitação do terreno. A obra iniciou-se em janeiro de 2014, e, em agosto de 2015, a Prefeitura garantiu a ligação de rede de esgoto no local e as obras de acesso ao novo Fórum. A Prefeitura executou pavimentação asfáltica no valor de R$ 82 mil em frente ao novo prédio e nivelamento de rua lateral, com mais de 50 caminhões de terra. Na ação de nivelamento foram necessários uma semana de trabalho, oito trabalhadores e todos os caminhões e carregadeiras da Secretaria Municipal de Operações Urbanas (Semop).

Parceria também se firmou para executar pavimentação poliédrica, com fornecimento de máquinas e equipe técnica para acompanhamento da obra. Ainda R$ 14,8 mil foram investidos em iluminação da área. Empresa foi contratada para elaborar e aprovar o projeto na Cemig, além de executar a obra, com extensão de vão de rede de baixa tensão trifásica, instalação de três postes de concreto circular equipados com dois braços e seis luminárias de LED de 100W, mais modernas e econômicas. A Semop atuou ainda na realização de capina e limpeza do entorno do Fórum. No início de 2017, uma limpeza foi efetuada; e outra, dias atrás, para inaugurar o novo prédio. No trabalho foram necessárias duas equipes de 12 trabalhadores da Coordenadoria de Limpeza Urbana.