04 JUN 2016
Atenção Primária promove reunião de colegiado

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (03/06) no anfiteatro da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), reunião ordinária do Colegiado da Atenção Primária. O encontro contou com a participação de diretores, gerentes e referências técnicas deste importante braço da saúde.

A reunião de Colegiado da Atenção Primária é um momento em que informações estratégicas, e que refletem no atendimento ao usuário nas unidades de saúde, são discutidas e niveladas entre todos que atuam na coordenação deste serviço.

Neste sentido, um dos temas apresentados na reunião de hoje foi à questão do e-SUS que tem por finalidade integrar todas as informações da Atenção Básica, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Outro assunto de destaque foi à capacitação que esta sendo prevista visando à descentralização da realização dos testes rápidos de sífilis e hepatite.

Com isso, o objetivo é que num curto espaço de tempo este serviço que hoje é prestado apenas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento da Semusa (CTA), passe a ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde de Divinópolis. Aumentando, assim, a abrangência das pessoas que podem contar com este serviço.

A nova secretária de saúde, Kênia Carvalho, também participou do encontro. A secretária destacou a importância da Atenção Básica dentro das ações da pasta da saúde. Na avaliação da secretária é importante fortalecer a Atenção Primária com vistas a dar respostas mais efetivas aos usuários que contam com esse serviço.

O que é a Atenção Primária?

Atenção Primária se constitui nos Centros de Saúde e nas equipes da Estratégia de Saúde da Família. Integram ainda este serviço a reabilitação física, laboratório de análises clínicas, consultas especializadas, apoio diagnóstico, saúde bucal, saúde mental, assistência farmacêutica e o Centro de Testagem e Aconselhamento.

A Atenção Primaria deve possibilitar o acesso universal e contínuo aos serviços de saúde de qualidade e resolutivos, desenvolvendo relações de vínculo entre as equipes e população, estimulando a participação dos usuários no autocuidado. A porta de entrada para seus serviços é sempre as unidades de saúde.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024