30 MAI 2016
Exposição destaca vetor do desenvolvimento

A exposição ‘Divinópolis: do arraial à cidade centenária’ é uma viagem pelos 104 anos de emancipação político-administrativa do município. Aberta neste domingo (29/05), no Museu Histórico, a mostra reúne objetos que fazem parte do efetivo cultural da cidade. São peças de arte, utensílios domésticos, material industrial, equipamentos de comunicação e destaca o acervo ferroviário, além de fotos e impressos que ajudam a contar também os 30 anos de existência do próprio museu, celebrados nesta terça-feira (31/05).

A exposição foi aberta oficialmente pelo prefeito Vladimir Azevedo. Ele destacou a importância da ferrovia para o desenvolvimento do município. “Nestes 104 anos, estamos homenageado o grande vetor do desenvolvimento de Divinópolis, do arraial para a cidade centenária e uma das mais importantes metrópoles do país, a ferrovia, neste ano em que se celebra os 100 anos da instalação das oficinas ferroviárias em Divinópolis”, enfatizou.

Vladimir também fez a entrega oficial da imagem em madeira de Nossa Senhora que foi encontrada no Rio Itapecerica durante o processo de retirada dos aguapés, em 2014, para o acervo do Museu. “Esta imagem tem uma bela história, que será agora melhor detalhada pelos nossos historiadores e pelo Arquivo Público”, destacou. A escultura já está integrada à exposição em cartaz.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Cultura, Bernardo Rodrigues, valorizou a missão do Museu Histórico de ser o guardião da memória de Divinópolis. “Essa valorização só é possível porque a Administração Municipal atua efetivamente nas políticas públicas da Cultura. É o investimento também na Cultura que vai garantir um cidadão mais consciente”, ressaltou o secretário.

A exposição ‘Divinópolis: do arraial à cidade centenária’ poderá ser visitada durante todo o período do calendário oficial de aniversário da cidade. “É importante destacar que o prédio do Museu é o imóvel mais antigo da cidade. Tem 186 anos e já foi residência de figuras ilustres da nossa cidade, sede de várias escolas, cinema, casa paroquial, comércio e até sala de reunião política, antes da existência da Câmara Municipal”, completa o diretor, Welber Skaull.

O Museu Histórico fica na Praça da Catedral e está aberto à visitação de terça à sexta, das 8 às 16h, e no domingo de 9h às 13h. Para melhor atendê-los, escolas podem agendar visitas pelo telefone (37) 3229 7629.