A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), recebeu, na quinta-feira (25/6), representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Belo para uma visita técnica voltada ao compartilhamento de experiências na Atenção Primária à Saúde (APS).
Participaram do encontro o coordenador da Atenção Primária à Saúde de Campo Belo, Isaías Vieira Costa, e as enfermeiras Percília e Andreia. O principal objetivo da visita foi conhecer a organização dos serviços desenvolvidos em Divinópolis, especialmente a implantação e a oferta do método contraceptivo de longa duração Implanon, além de promover a troca de experiências sobre a gestão da Atenção Primária.
Durante a visita, a equipe conheceu os processos de trabalho adotados pela rede municipal, as estratégias utilizadas para qualificar a assistência, os avanços alcançados e os desafios enfrentados na consolidação dos serviços prestados à população.
Recém-empossado como coordenador da APS de Campo Belo, Isaías Vieira Costa destacou a importância de conhecer experiências bem-sucedidas que possam contribuir para o fortalecimento da organização da Atenção Primária em seu município.
A diretora de Atenção Primária à Saúde de Divinópolis, Simone Zanardi, ressaltou que o intercâmbio entre os municípios fortalece a gestão pública e amplia as possibilidades de aprimoramento dos serviços. "Compartilhar nossas experiências, desafios e resultados é uma forma de fortalecer o Sistema Único de Saúde. A troca de conhecimentos entre as equipes contribui para o aperfeiçoamento da gestão e para a oferta de uma assistência cada vez mais qualificada à população", afirmou.
A visita reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis com a cooperação entre os municípios e a disseminação de boas práticas na Atenção Primária à Saúde, fortalecendo as redes de cuidado e contribuindo para o aprimoramento contínuo da saúde pública.









