Ir para o conteúdo

Prefeitura de Divinópolis e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Divinópolis
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
JUN
23
23 JUN 2026
SAÚDE
Divinópolis é destaque estadual e recebe prêmio por excelência em imunização
receba notícias
Município teve experiência selecionada entre as melhores de Minas Gerais e conquistou certificação de Excelência em Imunização durante congresso nacional realizado na UFMG
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), conquistou nesta terça-feira (23/6) um importante reconhecimento durante o III Congresso Brasileiro em Defesa da Vacinação e o I Congresso Internacional de Imunização: Compromisso Global com a Ciência, a Saúde e a Vida, realizado nos dias 23 e 24 de junho, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

O município teve a experiência intitulada “Estratégias exitosas para busca ativa de faltosos no município de Divinópolis (MG): relato de experiência” selecionada para compor a exposição de portfólios do evento, espaço destinado à apresentação de iniciativas consideradas referência no fortalecimento da imunização e na ampliação das coberturas vacinais. A proposta divinopolitana foi escolhida pela comissão científica do congresso entre experiências desenvolvidas em diversas cidades mineiras, em reconhecimento à relevância das ações implementadas pela equipe municipal de saúde e à sua contribuição para enfrentar os desafios relacionados à vacinação.

Além da seleção para a mostra de experiências exitosas, Divinópolis também recebeu a certificação na categoria “Excelência em Imunização”, destinada a municípios que se destacaram pelas boas práticas em vacinação e pelos resultados alcançados na ampliação das coberturas vacinais. O reconhecimento foi concedido pela comissão científica do congresso em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação da Escola de Enfermagem da UFMG.

O congresso reúne cerca de 700 participantes, entre gestores, profissionais da saúde, pesquisadores, docentes e estudantes, promovendo debates sobre os principais desafios da imunização no Brasil e no mundo. A programação aborda temas como a queda das coberturas vacinais, a hesitação vacinal, a desinformação, as desigualdades de acesso e as inovações tecnológicas aplicadas à saúde pública, incluindo o uso da inteligência artificial.

A participação de Divinópolis reforça o compromisso da administração municipal com a proteção da população por meio da vacinação, uma das estratégias mais eficazes para prevenção de doenças e promoção da saúde coletiva. O reconhecimento também evidencia o trabalho desenvolvido pelas equipes da Atenção Primária à Saúde, que atuam diariamente na busca ativa de usuários com esquemas vacinais incompletos, fortalecendo o acesso aos imunizantes e ampliando a cobertura vacinal em todas as fases da vida.
Seta
Telefone: (37) 3229-6500
Endereço: Avenida Paraná, 2.601 - São José | CEP: 35501-170
Atendimento Geral da Prefeitura - segunda a sexta, das 08:00 às 18:00 horas. Informações Gerais: (37) 3229-6500 (37)3229-6800 (37) 3229-6528
Prefeitura de Divinópolis
Versão do Sistema: 3.5.3 - 19/06/2026
Copyright Instar - 2006-2026. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia