A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Procon, chama a atenção dos contribuintes para os riscos de fraudes relacionadas ao pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Com o início do período de quitação do imposto, golpistas intensificam a prática de envios de mensagens e sites falsos com o objetivo de obter dados dos cidadãos ou desviar valores.
O Procon ressalta a importância de os consumidores ficarem atentos e seguir algumas recomendações para reduzir as chances de cair em golpes.
– Evite acessar links suspeitos
Mensagens com links recebidas por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens que não sejam de fonte confiável não devem ser abertas. Caso haja qualquer dúvida sobre a autenticidade, o consumidor deve procurar os canais oficiais do órgão responsável antes de clicar.
– Emissão de guias por meio oficial
A emissão das guias de pagamento do IPVA deve ser feita exclusivamente pelos portais oficiais do Governo do Estado, como o Detran-MG e a Secretaria de Fazenda. Sites falsos podem parecer muito semelhantes aos oficiais e induzir ao erro.
– Desconfie de ofertas de descontos elevados
Golpes frequentemente incluem ofertas de descontos exagerados ou condições vantajosas que não condizem com os valores oficiais do imposto. O IPVA é um tributo e normalmente não possui abatimentos fora de programas específicos do governo.
– Verifique o beneficiário antes de pagar
Antes de confirmar a transação, é fundamental conferir os dados do beneficiário no momento do pagamento. Caso o nome ou a conta não pertençam ao órgão público competente, o pagamento não deve ser concluído.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, o Procon de Divinópolis está à disposição pelo atendimento digital via WhatsApp
(37) 3229-6550, pelo e-mail
procondivinopolis@gmail.com ou presencialmente no CAC, situado na
Av. Getúlio Vargas, nº 121, Centro.