Encontro trouxe alinhamentos necessários para a abertura do orçamento de 2026
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), realizou na segunda-feira (05/01), o primeiro Encontro com os Empenhadores de 2026, com o objetivo de promover os alinhamentos necessários para a abertura do orçamento. A iniciativa integra as ações de planejamento e organização da administração municipal, visando garantir eficiência, padronização e segurança nos processos orçamentários.
O evento técnico contou com a participação dos empenhadores do Município, da equipe da Diretoria de Contabilidade e Tesouraria e do Secretário Municipal de Fazenda. Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Planejamento, o Diretor de Orçamento e o Gerente de Compras, reforçando a integração entre as áreas envolvidas na execução orçamentária.
O encontro teve como foco a capacitação dos servidores públicos responsáveis pelos processos de empenho e liquidação de despesas, com orientações específicas para a correta execução orçamentária, além da padronização dos procedimentos, assegurando a correta execução das rotinas administrativas e o cumprimento da legislação vigente.
Durante o evento, o Secretário Municipal de Fazenda, Gabriel Vivas, destacou a importância da qualificação técnica dos servidores para o fortalecimento da gestão pública. “O fortalecimento da gestão pública passa, necessariamente, pela qualificação técnica dos nossos servidores. Este evento é fundamental para garantir que os processos de empenho e liquidação sejam executados de forma padronizada, segura e em conformidade com a legislação vigente, asseguramos mais eficiência, transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados à população de Divinópolis”, ressaltou.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a boa gestão dos recursos públicos, o planejamento responsável e a valorização dos servidores, pilares essenciais para a qualidade dos serviços oferecidos à população.