Ação tem como objetivo facilitar os acompanhamentos dos pacientes de forma domiciliar
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na última terça-feira (11/11), a apresentação da atualização do fluxo de encaminhamento de pacientes da Atenção Primária à Saúde (APS) para o Programa Melhor em Casa - Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). A apresentação ocorreu no auditório da Universidade Federal de São João del-Rei (Rua Sebastão Gonçalves Coelho, nº 400, bairro Chanadour) e reuniu a diretora da APS, Simone Zanarde, e diversos profissionais da saúde.
O encaminhamento de pacientes pode ser realizado por médicos e enfermeiros por meio do Sistema Vivver, conforme já ocorreu em outros serviços da atenção especializada. O processoo será avaliado por um servidor do SAD e estando este de acordo com as recomendações será agendado a avaliação de elegibilidade pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD). Todo o processo de avaliação poderá ser acompanhado através do prontuário eletrônico do paciente.
Conforme a enfermeira supervisora do SAD, Marlene das Dores Medeiros, a mudança veio para seguir às propostas indicadas por órgãos superiores. “A alteração tem como um dos objetivos tornar o processo de encaminhamento para o SAD mais próximo das recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde, além de otimizar o processo de trabalho de ambas equipes APS e SAD. “
O Programa Melhor em Casa é uma iniciativa do governo federal e faz parte da rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos principais critérios de elegibilidade é o paciente estar em condição de restrição ao leito ou domiciliados, com exceção dos que recebam medicação parenteral, especialmente antibióticos, além daqueles que apresentem condições de saúde que requeiram atendimento multiprofissional no domicílio, para sua recuperação e/ou estabilização da condição de saúde.
A Prefeitura e a Semusa reforçam a importância do projeto para a saúde como forma de reafirmar o compromisso da gestão com a rede de saúde pública e privada do município.