Município vizinho busca referência em Divinópolis para implantação de serviço de atenção psicossocial
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que, na última terça-feira (15/7), o Centro de Convivência e Cultura recebeu a visita de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Cajuru. O encontro teve como objetivo a troca de experiências e o fortalecimento da atenção psicossocial na região.
O Centro de Convivência e Cultura de Divinópolis é referência regional na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e foi apresentado aos visitantes como modelo de cuidado territorial, baseado na inclusão, no acolhimento e na promoção da cidadania para pessoas em sofrimento psíquico.
Durante a visita, a equipe de Carmo do Cajuru pôde conhecer o funcionamento do serviço, seus fluxos de atendimento, metodologias de trabalho e os impactos positivos que ele proporciona aos usuários e à comunidade. O município tem como meta a implantação de um serviço semelhante e buscou, com essa experiência, subsídios técnicos e operacionais para dar esse importante passo na consolidação do cuidado em liberdade.
Participaram da visita a secretária de Saúde de Carmo do Cajuru, Gláucia Sbampato Pereira; a diretora de Atenção Secundária, Tamara Vilela; a diretora de Planejamento e Gestão, Sarah Rocha Dessimoni; o psicólogo Júlio César de Assis Costa; e a enfermeira coordenadora Luciene Aparecida Campos Lima. Eles foram recebidos pela coordenadora do Centro de Convivência e Cultura de Divinópolis, Bárbara Lohanna de Moura Couto, pela equipe do serviço e pelos próprios usuários, que também compartilharam suas vivências.
A Semusa reforça a importância da troca entre municípios e celebra a construção coletiva de estratégias que promovem o cuidado humanizado em saúde mental. A visita consolida o compromisso regional com a valorização da vida, da escuta e da dignidade das pessoas em sofrimento psíquico.