A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), informa a presença do secretário de Trânsito, Lucas Lopes Estevam, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Coutinho, representando o município na audiência pública realizada no dia 10 de outubro, para discutir a proposta de renovação do contrato da Concessionária Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
O evento foi realizado pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), em Belo Horizonte, e contou com a presença de representantes desta instituição, autoridades locais e cidadãos interessados. Durante a audiência, foram apresentados detalhes sobre a concessão, incluindo a importância da ferrovia para o transporte de cargas e seu papel na infraestrutura nacional. Também foram discutidas diversas demandas do município, incluindo a necessidade de maiores investimentos nas travessias e passagens de nível.
Embora já tenham ocorrido melhorias recentes, a infraestrutura ferroviária continua a exigir aperfeiçoamentos. Além disso, foi ressaltada a importância de manter os investimentos na oficina mecânica local. Outro ponto abordado foram as dificuldades enfrentadas por algumas empresas para operacionalizar o transporte de produtos pela Ferrovia Centro-Atlântica. O município solicitou que a ANTT considere na renovação da concessão, a ampliação.
A regulamentação das “shortlines”, que viabiliza o transporte mais curto de cargas e passageiros, também foi destaque. O município sugeriu que, com a renovação da concessão, a ANTT considere a criação de um fundo que destine recursos provenientes de outorgas e multas para o setor ferroviário. Isso permitiria viabilizar projetos estratégicos, como os trechos Divinópolis-Lavras e Divinópolis-Sete Lagoas, através de parcerias público-privadas.
Essas pautas foram fundamentais para garantir que a renovação da concessão traga benefícios diretos para o desenvolvimento de Divinópolis e para o fortalecimento da infraestrutura ferroviária na região. Segundo Luiz Ângelo, “a pauta é de extrema relevância para o desenvolvimento econômico da cidade, que tem suas raízes históricas às margens da ferrovia e abriga a maior oficina de vagões da América Latina, gerando mais de mil empregos e impulsionando a economia local!”, afirmou.