A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), lançou a campanha "Não Misture Celular e Direção", com o objetivo de conscientizar motoristas sobre a importância de manter a atenção total na condução de veículos.
A iniciativa também reforça o compromisso da campanha Laço Amarelo, programa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que tem o propósito de reforçar a mensagem da importância de um comportamento seguro no trânsito durante todo o ano e, nesta campanha, com o lema: "No trânsito, faz bem, quem faz o bem." Essa ação é um chamado à responsabilidade e à segurança nas estradas.
Caminhoneiros e motoristas de ônibus são frequentemente lembrados de que, mais importante do que a mensagem chegar, é garantir que eles cheguem inteiros ao final de suas viagens. Como ressaltam os especialistas: "Celular tem como consertar. Ônibus tem como consertar. Já sua vida...". Essa mensagem destaca que, no trânsito, a distração pode ter consequências irreparáveis.
A campanha enfatiza que, ao dividir a atenção entre o celular e o volante, o motorista corre um sério risco. "Por que fazer duas coisas, se você só tem uma vida?" questiona a comunicação da campanha. Ao evitar responder notificações enquanto dirige, os motoristas não apenas protegem a si mesmos, mas também fazem o bem para todos ao seu redor.
Um lembrete importante é que a notificação não respondida pode ser um sinal de boa educação no trânsito. "Quando dirigir, não atenda o número de celular, para não virar um número nas estatísticas", adverte a campanha. A iniciativa também reforça o compromisso do Laço Amarelo, que promove o bem no trânsito, com o lema: "No trânsito, faz bem, quem faz o bem." Essa ação é um chamado à responsabilidade e à segurança nas estradas.
Divinópolis convida todos os motoristas a refletirem sobre suas atitudes ao volante e a priorizarem a segurança no trânsito. Cada escolha que fazemos ao dirigir impacta não apenas nossas vidas, mas também a de outras pessoas. A distração pelo uso do celular pode levar a acidentes graves, colocando em risco pedestres, passageiros e outros motoristas.