Clique aqui e consulte nossas políticas.
24 MAI 2024
Cras Noroeste promove encontro sobre Maio Laranja no SCFV Estevão Bechelane
receba notícias
Com o objetivo de orientar as famílias a respeito do abuso contra crianças e adolescentes, o encontro reuniu 37 famílias
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, na última quarta-feira (22/5), uma roda de conversa com os familiares das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Estevão Bechelane. O momento teve como temática o Maio Laranja.

O encontro foi promovido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Noroeste, com o objetivo de informar as famílias sobre a necessidade de proteger seus filhos, como identificar os sinais de que a criança ou adolescente esteja sendo abusada, além das maneiras de orientar os filhos sobre o respeito ao corpo, estimular o diálogo na família sobre o assunto, e buscar conhecer e participar da vida dos filhos.

Os participantes também foram informados sobre a importância de procurar ajuda psicológica, acolher a criança e denunciar pelos canais Disque 100; Conselho Tutelar; e a Polícia Militar. No encerramento, houve uma bela homenagem às mães, prestada pelas crianças e adolescentes do SCFV.

Para a participante Alessandra Gonçalves, o papel dos pais é fundamental no combate ao abuso infantil. “Os pais precisam conversar abertamente com os filhos a respeito dos abusos. Explicar que o corpo é único e que ninguém pode tocar sem nosso consentimento. Infelizmente existe um tabu muito grande sobre isso nas famílias, assim, as crianças ficam vulneráveis”, destacou.

O Maio Laranja é o mês de campanha contra o abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. A campanha é uma inciativa que visa dar visibilidade a este assunto. Participaram da roda de conversa 37 famílias, direcionadas pela assistente social Adriana Maria Reis e pela coordenadora do Cras Noroeste, Eliana Guimarães.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024