20 MAI 2024
ESF Ipiranga realiza ação na Escola Miguel Couto para adolescentes
A Prefeitura de Divinópolis, através da equipe Estratégica de Saúde da Família (ESF) Ipiranga da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na quarta-feira (15/5), uma ação voltada ao cuidado da ansiedade, com os estudantes da Escola Estadual Miguel Couto.

Na ocasião, além de ser abordado o cuidado e tratamento da ansiedade, os alunos tiveram uma conversa com os profissionais sobre as prioridades da adolescência. Houve também uma dinâmica, fichas de marcadores de consumo alimentar e aprendizagem da respiração diafragmática. As atividades contaram com a participação de seis classes da escola, totalizando mais de 250 adolescentes, e aconteceram em dois momentos separados.

A estratégia foi conduzida pelos agentes comunitários de saúde (ACS) da ESF Ipiranga,Gabrielle Andrade e Joice Faria, pela psicóloga da equipe E-Multi, Keilla Couy e pela fisioterapeuta da equipe E-Multi, Bruna Silva. A iniciativa faz parte do Protocolo de Atenção Integral à Saúde do Adolescente, elaborada pelo Município de Divinópolis.

A Escola Estadual Miguel Couto pertence à microárea da ACS, Gabrielle Andrade que, segundo ela, um ponto interessante foi a participação dos adolescentes nas atividades, além da demanda para atendimento individual levantada após a intervenção dos profissionais.

De acordo com o supervisor da ESF Ipiranga, Alisson Israel Rodrigues, a implantação do protocolo para assistência aos adolescentes revela um ganho enorme na ampliação da assistência com a integração desta faixa etária nas ações em saúde desenvolvidas pela Unidade.

De acordo com a Cristiane Mikami, referência técnica em Saúde do Adolescente, implementar o Protocolo de Saúde Integral do Adolescente não é apenas uma questão de política de saúde pública, é um compromisso com o futuro da nossa sociedade. “Ao cuidar bem dos nossos adolescentes hoje, estamos construindo uma base sólida para adultos saudáveis e cidadãos conscientes amanhã!”, finalizou.

A próxima instituição a receber a ação será Escola Estadual São Francisco de Assis, programada para quarta-feira (22/5), no período da manhã.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024