26 ABR 2024
Prefeitura realiza reunião com Conselho Gestor da Mata do Noé
Reunião foi realizada com o objetivo de alinhar demandas relacionadas à Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata do Noé
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Fiscalização Urbana e Meio Ambiente (Seplam), informa que, nesta sexta-feira (26/4), foi realizada, no Centro Administrativo, uma reunião com o Conselho Gestor da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata do Noé.

Durante a reunião, foram discutidos temas relacionados ao regimento interno do conselho, além da abordagem acerca da proposta de compensação ambiental da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em decorrência das intervenções ambientais realizadas no município pela companhia.

O analista ambiental da Seplam, Newton Gontijo Sampaio, citou os principais avanços promovidos pela realização da reunião. "A Mata do Noé é um patrimônio ambiental inestimável de Divinópolis. A sua instituição foi uma conquista de todos, e estamos trabalhando continuamente no sentido de consolidá-la na prática. Tive a honra de presidir esta reunião do conselho gestor, na qual conseguimos avanços relevantes, como a aprovação de um regimento interno objetivo e adequado à nossa realidade, além de progressos nas temáticas de regularização fundiária e recuperação ambiental da unidade", destacou.

A ARIE Mata do Noé, instituída pelo Decreto n° 14.078, de 21 de dezembro de 2020, consiste em uma unidade de conservação municipal de uso sustentável, com extensão total de 224,58 hectares, no entorno do Rio Itapecerica, na região conhecida como Mata do Noé. As ARIE’s são unidades de conservação com características naturais extraordinárias ou que abrigam exemplares raros da biota regional e têm o objetivo de manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local, além de regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

O Conselho Gestor da ARIE Mata do Noé, instituído pelo Decreto n° 14.411, de 11 de junho de 2021, é um órgão colegiado consultivo integrante da estrutura administrativa da unidade de conservação em questão, que tem a finalidade de contribuir para a efetiva implantação e cumprimento dos objetivos da mesma.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024