25 ABR 2024
Pesquisa prevê alta movimentação do comércio varejista para o Dia das Mães
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), anuncia uma pesquisa divulgada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (SinComércio) acerca da previsão de movimentação econômica em decorrência do Dia das Mães.

A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), entre os dias 21 de março e 2 de abril, e conta com taxa de confiança de 95%. No total, 408 empresas foram avaliadas, sendo pelo menos 39 em cada região de planejamento, como no Centro-Oeste. O levantamento também ouviu representantes no Alto Paranaíba, região Central, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo. Cerca de 67,5% das empresas que compõem esse setor em Minas Gerais estão apostando em bons negócios.

Segundo a pesquisa, 31,3% dos empresários esperam que as vendas em 2024 sejam melhores do que em 2023. O otimismo e a esperança, com 47,7%, e o valor afetivo da data, com 24,2%, foram os principais motivos apontados. Apenas 9,5% dos empresários esperam que as vendas sejam piores que as do ano passado.

O levantamento ainda apresentou que 28,8% dos comerciantes deverão realizar promoções e liquidações, enquanto 20,8% investirão em propagandas e divulgação. Outra ação realizada por 4,7% dessas empresas é a contratação de funcionários temporários neste período.

A pesquisa mostrou que 46% dos entrevistados esperam um gasto médio de R$ 70 a R$ 200 em compras. O setor de serviços também desempenha grande importância nesta data, tendo em vista que os setores de turismo, lazer e restaurantes ganham maior movimento para o Dia das Mães.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024