24 ABR 2024
Divinópolis e região ganham destaque nacional em desenvolvimento econômico
Durante o evento, medidas de apoio ao fomento do âmbito de inovação regional foram apresentadas
A Prefeitura de Divinópolis, por meio de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), participou, na última segunda-feira (22/4), de um evento da Agência Novo Oeste voltado ao âmbito do desenvolvimento econômico.

A agência recebeu uma comitiva de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de 19 estados, dentre coordenadores, gerentes e analistas do programa nacional de territórios empreendedores. No total, mais de 80 pessoas foram conhecer a agência. Os presentes estiveram reunidos das 10h às 19h, presenciando a apresentação de ações e projetos do Novo Oeste.

Os temas das palestras foram organizados pelos coordenadores das câmaras temáticas e abrangeram uma variedade de assuntos, sendo eles: ambiência legal e consórcio intermunicipal; SIM e Selo Arte; apresentação da câmara temática Agronegócio e Turismo; projeto Mais Grãos; e atração de investimentos e iniciativas da educação empreendedora.

Além disso, durante o encontro, o ecossistema de inovação de Divinópolis, Inova Novo Oeste, foi destacado, compartilhando sua trajetória e ressaltando as ações de inovação e empreendedorismo que têm sido implementadas ao longo do tempo na cidade e região. O evento proporcionou uma intensa jornada de imersão, buscando promover o empreendedorismo e fortalecer a rede de líderes em toda a região.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, comentou sobre a importância da educação empreendedora nas vidas das crianças e adolescentes. “A educação empreendedora vai muito além de uma sala de aula e um professor; é uma lição de transformação de vida deste ser humano, que, quando aprende nas raízes da convivência social sobre coisas que devem ser colocadas em pauta, elas se tornam pessoas melhores. Essas parcerias, com certeza, vieram pra ficar. O que vocês (Sebrae) estão fazendo pela região centro-oeste é inovador. Muito obrigada!”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Luiz Angelo, citou as principais iniciativas idealizadas pela gestão em prol do desenvolvimento do âmbito de atração de investimentos e inovação. “Nós tivemos diversos trabalhos importantes na região do município, dentre ambientes de negócios; ambientes de equalização com as leis municipal; consórcio intermunicipal para licenciamento ambiental; e projetos de fomentos para as produções locais. Além disso, a infraestrutura também entra em pauta, com projeto de ativação de quatro voos diários para a região centro-oeste, através do aeroporto de Divinópolis, e a implementação do gasoduto, com mais de R$ 780 milhões. Há, também, o projeto de criação de consultoria, oferecida pelo Sebrae, a respeito da atração de investimentos, observando um processo de abordagem ativa na prospecção de movimentos de investimentos”, destacou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024