A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), esteve presente na celebração dos 100 anos da presença franciscana em Divinópolis, realizada no domingo (14/4), no Santuário de Santo Antônio.
Estiveram presentes na missa, o secretário municipal de Cultura, Diniz Borges e a coordenadora da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, Maria Tereza Mimoso. Eles entregaram à fraternidade de Santo Antônio o Orgulho Divinopolitano, em nome da Administração Municipal.
Sobre os franciscanos:
Em de 8 de abril de 1924, os franciscanos receberam a autorização de Dom Cabral, arcebispo de Belo Horizonte, para administrar a Paróquia do Divino Espírito Santo, atual Catedral, na cidade de Divinópolis, o antigo arraial do Espírito Santo.
No dia 10 de agosto de 1924, os franciscanos chegaram em Divinópolis. Foi iniciado um processo de integração, de laços que viriam marcar para sempre a vida sociocultural, religiosa e política da cidade.
São cem anos de uma história de laços eternos na evangelização cultura e educação. Divinópolis cresceu como cidade no embalo da presença dos frades franciscanos, vindos de todos os cantos de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e da Holanda.
A galeria de fotos do evento pode ser acessada no seguinte link:
https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/417/celebracao-100-anos-da-presenca-franciscana-em-divinopolis/ .