23 FEV 2024
Divinópolis marca presença em oficina sobre vacinação
A temática foi idealizada para promover o aumento das coberturas vacinais, com foco central em crianças e adolescentes.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre a participação dos enfermeiros da Central de Imunização na Oficina Conjunta para Aumento de Coberturas Vacinais de Crianças e Adolescentes, que aconteceu nesta terça e quarta-feira (20/2 e 21/2).

O evento foi realizado no campus Centro-Oeste da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), e teve a presença das referências técnicas de Atenção Primária e Imunização, Coordenadores de Vigilância em Saúde e Secretários Municipais de Saúde.

No primeiro dia do evento, o município foi selecionado para apresentar suas experiências exitosas de vacinação. O coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, apresentou o trabalho “Equipe de Vacinação Itinerante: uma estratégia de vacinação extramuros”, considerada uma estratégia de vacinação pioneira em Divinópolis, uma vez que oferta os imunobiológicos para a população, nos diversos setores da cidade.

Durante os dois dias de oficina, foram discutidas as estratégias de aumento da cobertura vacinal de crianças e adolescentes, que são público-alvo e um dos grupos mais preocupantes para a reincidência de doenças imunopreveníveis.

Foi enfatizado que o ambiente escolar é propício para oferta e realização das ações de vacinação, sendo imprescindível o envolvimento de toda comunidade escolar, junto ao setor da saúde, para a sensibilização dos pais e responsáveis acerca da importância da vacinação de crianças e adolescentes, além de abordar o impacto na redução de doenças imunopreveníveis como poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola, HPV e Meningite C, dentre outras.

Tércio destaca a importância na participação de profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e Educação no evento: “Eventos desta natureza são de extrema importância para fomentar o envolvimento dos profissionais da atenção primária à saúde, vigilância em saúde, profissionais da educação, além de ser imprescindível também o envolvimento dos gestores, de forma que sejam pactuadas ações que promovam a vacinação no público alvo e impactem na  fortalecimento das políticas de prevenção e promoção da saúde”, ressalta.

Assim como em Divinópolis, crianças e adolescentes estão sendo vacinados nas escolas em pelo menos outras 16 Unidades Regionais de Saúde, em um movimento em todo o estado, somando os esforços do Governo de Minas, prefeituras e Ministério da Saúde.

A ação foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024