Clique aqui e consulte nossas políticas.
23 NOV 2023
ESF Osvaldo Machado Gontijo realiza ações pelo Novembro Azul
receba notícias
A ação visa prevenir e conscientizar a população a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a unidade da Estratégia e Saúde da Família (ESF) Osvaldo Machado Gontijo I e II realizou na terça-feira (21/11), uma roda de conversa em conscientização a campanha do Novembro Azul.

A ação foi voltada para Saúde do Homem, que comparecer e puderam esclarecer suas dúvidas. No encerramento houve sorteio de brindes e café de confraternização com os presentes. O enfermeiro Samuel Almeida enfatizou a importância da realização dos exames de rotina e o cuidado com a saúde e suas consequências, e também comentou quanto à adesão do homem na Atenção Primária.

O médico Otávio explicou sobre a principais neoplasias acometidas em homens, em ênfase no câncer de próstata. "Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de risco ou com 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o toque retal, que permite o médico avaliar alterações na glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e sobre o exame de sangue (PSA)”, salientou.
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024