A Prefeitura de Divinópolis, através da integração de diversas secretarias, realizou ontem (20/11), um mutirão de limpeza na Vila Olaria e de conscientização das famílias que residem o bairro.
A ação é realizada periodicamente, e tem como objetivo o combate a proliferação de animais peçonhentos e transmissores de doenças, como a dengue. Durante a ação, também é promovida uma vistoria em prevenção dos riscos dentro do período chuvoso.
Para as atividades de prevenção de possíveis danos em decorrência das chuvas, a Secretaria Municipal de Operações de Serviços Urbanos (Semsur), visando o melhor escoamento da água, promoveu a limpeza das ruas, becos, vias, sarjetas e bocas de lobo da região, além da retirada de entulhos descartados inadequadamente e a vistoria nas redes pluviais. O trabalho realizado pela Secretaria, está previsto para acontecer durante 5 dias de trabalho, com uma equipe de 15 colaboradores e uma máquina trator escavadeira. Durante o mutirão, é esperado a retirada de 20 caminhões de entulhos e materiais provenientes de capina e limpeza.
A Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), juntamente com os agentes de combate as endemias, vistoriaram mais de 600 imóveis, incentivando e conscientizando os moradores a descartarem os materiais de maneira correta, evitando o acumulo de latas, garrafas, pneus, entre outros materiais, que podem ser ambientes de proliferação de animais peçonhentos e transmissores de doenças como a dengue.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ficou encarregada de conscientizar e orientar as famílias do bairro sobre os serviços de assistência social, sobre o Cadunico, Bolsa Família e sobre o requerimento da tarifa social da Copasa e Cemig, assim, garantindo seus direitos como cidadãos.
A Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, realizou o monitoramento de encostas e a vistorias de imóveis. Esta fiscalização consistiu principalmente na análise estrutural das moradias, verificando se as mesmas se encontravam em áreas com risco de deslizamento. Foram visitados mais de 30 imóveis, onde as entidades orientaram os moradores sobre os riscos presentes nas residências.
A colaboração da Prefeitura e de todas as secretarias envolvidas, unidas em prol da segurança e do conforto da comunidade, reforça a importância de iniciativas conjuntas e contínuas para enfrentar os desafios durante o período de chuvas e garantir um ambiente mais resistente e preparado para adversidades.