11 OUT 2023
Semad realiza ação conscientizadora sobre a Semana da Pessoa com deficiência
A Prefeitura de Divinópolis por meio da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), através do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), realizou na tarde de ontem (10/10), o evento em comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência (PCD).

O evento buscou mostrar a importância da inclusão e a celebração da diversidade, além de ter como objetivo a luta contra o capacitismo. A ação aconteceu no auditório da Semed, e contou com a presença dos servidores PCDs da prefeitura. A celebração, teve início as 14h com a cerimônia de abertura, onde houve o discurso feito pelas autoridades presentes.

A ação foi dividida em alguns momentos. Primeiramente, foi falado sobre a importância da luta contra o preconceito direcionado à pessoas com deficiência, chamado de capacitismo. Foi enfatizado que essas pessoas devem sim ocupar espaços, colaborando com a diversidade dentro dos ambientes.

Posteriormente, os servidores presentes, tiveram a oportunidade de contar sua história de vida e os obstáculos que tiveram que superar por serem pessoas com deficiência, e destacaram a importância da inclusão de pessoas PCDs no ambiente de trabalho. Logo após, houve a dinâmica “Meus Superpoderes”, foram distribuídas folhas de papel onde os servidores deveriam escrever, na folha de outros participantes, adjetivos positivos que enfatizasse sua importância.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, destacou sua admiração e a importância destes servidores, e os trabalhos exercidos por eles na Prefeitura “Deficiência não significa incompetência, e sim superação. Todos vocês são concursados, vocês tiveram a coragem de sentar no banco, fazer a prova, serem aprovados. Todos ficaram três anos em estágio provatório e assumiram a cadeira que lhes pertence. Os presentes devem ser honrados e respeitados pela população de Divinópolis, mas ainda, acima de tudo, pela história construída por cada um", ressaltou.

O Secretário Municipal de administração, Thiago Nunes, informou em primeira mão, a última medida promovida pela prefeitura em prol da inclusão “Na última semana, assinamos uma ata garantindo que conforme for necessário, os eventos e atendimentos realizados pela prefeitura deverão conter a tradução simultânea. Essa é uma grande conquista, que nos auxiliará a ter um espaço inclusivo para a população e nossos servidores", comentou.

A representante da equipe organizadora, Inara Aparecida, informou sobre a disposição do Cresst em dar apoio e auxílio aos servidores PCDs, “Estamos saindo das 4 paredes do Cresst e indo até o setor em que vocês estão. Aqueles que são portadores de deficiência, e que, por alguma eventualidade, necessite de algum apoio especial e que não é oferecido ainda a vocês, nos procure. Estamos abertos e dispostos a contribuir para que a inclusão da diversidade seja ainda mais presente na cidade”, enfatizou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024