A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulga as diversas ações que estão sendo realizadas por instituições de ensino para a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.
Essas atividades têm, como propósito promover a integração das pessoas com deficiência, conscientizando sobre a importância da inclusão e diversidade na sociedade. Ações em diversas unidades escolares durante toda semana fomentam todo esse cenário, possibilitando à iniciativa uma grande abrangência. A seguir, vemos alguns exemplos de atividades educacionais desenvolvidas:
Na segunda-feira (28/8), o Centro Técnico Pedagógico (Cetepe), promoveu uma contação de histórias para as turmas do 2º e 3º ano. A Escola Municipal Dr. Sebastião Gomes Guimarães confeccionou cartazes sobre o tema com alunos do turno matutino, e uma oficina itinerante aos estudantes do vespertino.
Em paralelo a isso, a Escola Municipal João Gontijo da Fonseca realizou a construção do mural principal para as turmas vespertinas (do 1° ao 5° ano), além dos alunos conhecerem os materiais da sala de recurso e os tipos de deficiências.
No mesmo dia, ocorreu no Cmei Nossa Senhora das Graças uma roda de conversa com as crianças. A Escola Municipal João Severino de Azevedo produziu um “Mural de Emoções” em toda a escola. Ocorreu no Cmei São Tarcísio a “História no Pátio”, além de uma roda de conversa sobre inclusão e brincadeiras sensoriais
Na terça-feira (29/8), a Escola Municipal João Severino de Azevedo promoveu uma roda de conversa sobre os desafios e a importância da inclusão nas escolas e na sociedade. O Cmei São Tarcísio efetuou mais uma “História no Pátio”, além de mais uma rodinha e brincadeiras envolvendo o tato. A Escola Dr. Sebastião Gomes Guimarães exibiu o filme “Cuerdas”, e, após o término, uma discussão sobre a obra.
Paralelamente a isso, o Cmei Nossa Senhora das Graças, realizou uma palestra para os pais, sobre a deficiência física. O Cetepe executou uma roda de conversa e apresentação de um filme para o 8º e 9º ano. A Escola Municipal Emílio Ribas realizou uma atividade interativa sobre inclusão, em três horários diferentes durante o turno vespertino.
Nesse mesmo dia, na Escola Municipal João Gontijo da Fonseca, nova construção de um mural, dessa vez para as turmas matutinas (do 6° ao 9° ano), e teve também uma roda de conversa para os alunos.
Na quarta-feira (30/8), o Cmei Nossa Senhora das Graças mostrou o filme “Inclusão” da Turma da Mônica. O Cetepe proporcionou uma atividade física, seguida de uma roda de conversa e atividades motoras para as salas do 4º e 5º anos. O Cmei São Tarcísio apresentou um filme para os alunos, seguido de uma resenha, além de mostrá-los uma cadeira de rodas, e realizar brincadeiras envolvendo o olfato e o paladar.
Ainda na quarta-feira, foi promovido pela Escola Dr. Sebastião Gomes Guimarães, a história “Uma Joaninha Diferente”, no anfiteatro, além da produção de uma arte coletiva de cada sala de aula. A Escola João Severino de Azevedo exibiu um curta-metragem sobre o tema para seus alunos.
Já a Escola Municipal João Gontijo da Fonseca, mais especificamente os alunos do turno vespertino (do 1° ao 5° ano), contaram com exibição do curta metragem “O presente”, do curta “O mundo na visão de um autista”, e realizaram um trabalho em sala sobre as deficiências e fixação nos murais.
Na quinta-feira (31/8), a Escola Emílio Ribas promoverá uma contação de histórias com Helena Vieira, funcionária da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), no saguão do local. O Cmei São Tarcísio realizará um teatro, e logo após, um debate sobre o tema da apresentação, seguido de brincadeiras. Ocorreu na Escola João Severino de Azevedo a confecção de um mural por sala sobre o assunto. O Cmei Nossa Senhora das Graças, efetuou brincadeiras sobre as vivências sensoriais.
Também no dia 31/8, ocorrerá na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Teixeira uma contação de história sobre como somar para construir inclusão. O Cetepe efetuará uma roda de conversa, seguida de um curta metragem para o 6º e 7º ano. A Escola Dr. Sebastião Gomes Guimarães fará uma dramatização pelas professoras de anos iniciais sobre o tópico.
Ainda no dia 31/8, as turmas do turno matutino (do 6° ao 9° ano) da Escola Municipal João Gontijo da Fonseca terão a exibição do curta metragem “O presente”, do curta “O mundo na visão de um autista”, e os alunos conhecerão a escola Raio de Sol.
Na sexta-feira (1/9), o Cmei Nossa Senhora das Graças, encerrou a semana com uma contação de uma história infantil inclusiva para os alunos. O Cetepe realizará um passeio em torno da escola, simulando a vivência de deficientes visuais. O Cmei São Tarcísio promoverá uma oficina itinerante aos alunos. A Escola Dr. Sebastião Gomes Guimarães proporcionará a exposição dos trabalhos desenvolvidos no correr da semana, além de brincadeiras lúdicas no pátio.
Finalizando a semana, a Escola Municipal João Severino de Azevedo efetuará uma contação de histórias sobre o tema, encerrando as atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Física no local. A Escola Municipal Oribes Batista Leite promoverá uma contação de histórias, além de uma apresentação musical de alunos da instituição, intitulada “Paz pela Paz”.
A Escola Municipal João Gontijo da Fonseca juntará os dois turnos para um dia de vivências sensoriais, contando com brincadeiras como futebol com olhos vendados, comunicação sem som, vôlei sentado no chão e várias outras brincadeiras sem usar as mãos.
Ademais, as Escolas Municipais João Epiphânio Pereira e Professor Paulo Freire, e o Cmei José Cristovam, com teatros, rodas de conversa, montagens e apresentações de painéis, contações de histórias, oficinas itinerantes, e apresentações de filmes e livros.