24 MAR 2023
ESF Ipiranga realiza palestra informativa na Escola Estadual Miguel Couto
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (24/3) uma ação de conscientização para alunos da Escola Estadual Miguel Couto, promovida pela unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga.

Na ocasião, as profissionais de saúde realizaram uma palestra informando cerca de 73 estudantes, do 8º e 3º ano (ensino médio), sobre métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Foi feita uma abordagem de forma dinâmica e separada para cada turma, de acordo com a faixa etária, para que os alunos pudessem compreender o assunto e, durante o encontro, os profissionais sanaram as dúvidas.

A dentista Patrícia de Sá considerou a ação muito positiva. “Foi uma ação muito legal e interessante, tanto para nós, que pudemos orientar os estudantes sobre um tema importante como este, quanto para eles, que tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas e conversar conosco”, destacou.

De acordo com o supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, ações de educação em saúde são temáticas importantes de serem feitas nas escolas. “Com estes encontros, alunos e professores têm a oportunidade de tirarem dúvidas com profissionais de saúde sobre autocuidado, a fim de se evitar gravidez indesejada na adolescência e o despertar da sexualidade e afetividade com cuidado e responsabilidade”, afirmou.

A ação faz parte da programação do Março das Mulheres e foi conduzida pela ginecologista da unidade, Raissa Lamounier. Participaram a dentista, Patrícia de Sá, a auxiliar em saúde bucal, Geovania Teixeira, e as agentes comunitárias de saúde, Joice Marcilene, Isabel Cristina, Emanuela Cristina e Gabriele Cançado.