20 MAR 2023
Prefeitura alerta a população sobre a situação da dengue em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, através do Comitê Municipal de Políticas de Enfrentamento das Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), alerta sobre a situação da dengue no município e, para que a situação não se agrave ainda mais, é necessário que a população abrace essa causa, junto com o poder público.

A Semusa tem intensificado, cada vez mais, as ações para diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Até a última sexta-feira (17/3), Divinópolis tinha 1600 notificações e 780 casos confirmados de dengue.

Para que a população acompanhe mais de perto, a evolução da doença na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Comunicação divulgará, de segunda a sexta-feira, o Boletim da Dengue, que mostra os casos notificados e confirmados da dengue no município, dentre outras informações a respeito destes registros. Para mais informações, acesse divinopolis.mg.gov.br .

Somente em 2023, já foram realizadas 88.505 vistorias em imóveis da cidade e, nestas visitas, os agentes detectaram e vedaram com tela, 163 caixas d’água. Os mutirões de limpeza já recolheram 59 toneladas de reservatórios e mais 34 toneladas de pneus, que também poderiam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O papel da população

É necessário que a população se esforce ainda mais para apoiar o poder público nesta luta contra a dengue no município. Os números do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em Divinópolis, mostram que 94% dos focos foram encontrados em residências; o restante (6%), em lotes vagos.

Como a maioria dos focos estão dentro das residências, a luta contra a dengue precisa do apoio da população. Atualmente cerca de 40% dos imóveis estão fechados ou não os moradores não recebem os agentes.

Veja o que cada um pode fazer para que a situação da dengue no município não se torne uma epidemia:
- Intensifique a vistoria em seu imóvel, eliminando qualquer objeto que possa acumular água parada. Cerca de 10 minutos, toda semana, são suficientes;

- Receba o agente de saúde quando ele bater na sua casa. A próxima visita no seu imóvel poderá demorar 2 meses para acontecer novamente;

- Denuncie locais que possam estar servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, ligando para o telefone (37) 3229-6823.

- Quando estiver com sintomas da dengue (dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas no corpo, prostração, dor no corpo e/ou dor nas articulações), procure uma unidade de saúde.

- Ao ser atendido em uma unidade de saúde, solicite a notificação do seu caso. É a partir do número de notificações da doença, que são definidas as ações em uma determinada região da cidade.

Fumacê

O bloqueio de transmissão com o fumacê veicular já foi realizado em 1.907 quarteirões e, pelo fumacê costal, outros 143 quarteirões foram beneficiados. Sobre esta questão, a Semusa informa que a escolha dos locais, onde são contemplados com “carro fumacê”, não é feita de forma indiscriminada ou aleatória. A Vigilância em Saúde Ambiental recebe as notificações da dengue de toda a cidade e analisa quais bairros possuíram os maiores índices de notificações nas últimas quatro semanas.

Assim, o fumacê é destinado ao bairro com maior índice, pois significa que ali possui mosquitos já na fase adulta e o maior número de pessoas com o vírus. O “fumacê” passa nos locais onde a doença está ativa e o inseticida mata apenas o mosquito adulto, não afeta os ovos nem os reservatórios. Além disso, há formas corretas de se aplicar o veneno, pois o mosquito pode criar resistência e o “fumacê” deixar de fazer efeito.

Por outro lado, os agentes seguem também realizando campanhas de conscientização da população. Até a semana passada, já foram realizadas 43 atividades de educação em saúde.

Ambulatório de Dengue

Diante do aumento das notificações de casos de dengue, a Semusa implantou na Policlínica um ambulatório exclusivo para atender os suspeitos. O objetivo do serviço é ampliar o acesso da população com suspeita de dengue aos serviços de saúde do município, dando suporte às unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e diminuindo a procura de atendimento destes casos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto. Somente de 8 a 15 de março, foram atendidos 283 pacientes neste ambulatório.

Os pacientes que apresentarem sintomas da dengue poderão procurar diretamente a Policlínica, das 7h às 17h. Lá os pacientes passarão por acolhimento e classificação de risco, de acordo com o Protocolo de Manejo Clínico da Dengue e, caso sejam classificados como amarelo ou vermelho, serão encaminhados à UPA.

Durante o funcionamento do ambulatório de dengue, as unidades de saúde manterão seus atendimentos das 7h às 16h30, assim como as unidades que atendem ao programa Saúde na Hora (Belvedere, Planalto, Ermida, Sagrada Família e Tietê) atenderão de 18h às 21h30.