A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (9/3) ação de promoção e capacitação em saúde mental, promovida pela Equipe Complementar em Saúde Mental, aos profissionais de saúde da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Afonso Pena.
Foram efetuados atendimentos individuais e coletivos aos profissionais de saúde que apresentaram sofrimento psíquico em decorrência da atuação na pandemia. Também foram realizadas ações de sensibilização, capacitação e de promoção de saúde mental aos profissionais do município.
A Equipe Complementar em Saúde Mental realiza essas capacitações com o intuito de treinar e oferecer ferramentas de gestão do estresse e de emoções, técnicas de respiração e de atenção plena, ferramentas de gestão compartilhada e de comunicação não violenta, para que os profissionais tenham maior habilidade para lidar com as demandas do cotidiano.
A assistente social da equipe, Kelly, destacou as atividades realizadas. “Esta ação específica, realizada na ESF Afonso Pena, apresentou uma proposta de reconexão com o tempo e espaço presente, além do desenvolvimento de atenção plena, chamando atenção para o corpo e mente, e janela da escuta para promover interação, o diálogo e a escuta interna e externa”, afirmou.
De acordo com a enfermeira da ESF Afonso Pena, Ariana Vitalina Ferreira, a capacitação foi bastante positiva. “Gostei muito do momento proporcionado. Nós passamos muito tempo com os colegas de trabalho, muito mais do que com nossa família e, através dessa atividade, refletimos sobre a importância de pararmos alguns minutos para descanso e também ouvirmos de nossos colegas os sentimentos e opiniões sobre a nossa relação de trabalho. Isso deixa o ambiente mais leve e acolhedor pra nós mesmos”, ressaltou.