27 JAN 2023
Unidades de saúde realizam encontros referentes ao Janeiro Branco
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (27/1) ações referentes ao Janeiro Branco, promovidas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Planalto e São José.

A ESF Planalto realizou uma roda de conversa sobre saúde mental, abordando temas como: metas, emoções, medos e anseios. Os participantes tiveram a oportunidade de conversarem entre si, compartilhando histórias e experiências, além de dialogar com o profissional responsável, tirando dúvidas e recebendo orientações. A ação foi ministrada pelo psicólogo, Ângelo Morato, e contou com a participação de 13 pessoas, usuárias da unidade.

A ESF São José ofertou a “Manhã Musical”, um evento organizado pela equipe da unidade e contou com palestras e orientações dos profissionais da saúde. Foram abordados assuntos sobre depressão, fobias, conflitos sociais e ansiedade.

Além da palestra referente às doenças e transtornos, a fisioterapeuta, Maria Luiza Costa, explicou os benefícios da prática do pilates, para o corpo e a mente. Ao final do evento, o saxofonista da banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), José Antônio de Paula, realizou uma apresentação musical.

O encontro contou com a participação de dezenas de pacientes e foi direcionado pela equipe da ESF São José, pela psicanalista convidada, Fátima Maria Gomes, juntamente com seus alunos, e com a participação da psicanalista, Maria Aparecida Rios Coelho, e da fisioterapeuta, Maria Luiza Costa.