26 JAN 2023
ADMINISTRAÇÃO
Autoridades municipais, de segurança e da saúde definem ações ligadas ao pré-carnaval
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), informa que na tarde de ontem (25/1), foi realizada mais uma reunião de planejamento do Pré-Carnaval do Divino 2023.

Na oportunidade, foi discutida a operacionalização do Posto Médico e do Posto de Comando, que funcionará nas dependências da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – Unidade Divinópolis. O local foi escolhido estrategicamente, por contar com rotas alternativas de entrada e saída, facilitando o deslocamento de ambulâncias e viaturas militares.

A reunião foi presidida pelo secretário de Administração, Thiago Nunes, e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdes), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Uemg e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

Na reunião, foi definido o local de instalação do Posto Médico que será montado, dispondo de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de uma ambulância de Suporte Avançado do Samu, com médico, enfermeiro, socorrista e condutor. O posto médico contará ainda com docentes e discentes das universidades públicas do município, Uemg e UFSJ, que atuarão em conjunto com os profissionais da Semusa.

O atendimento dos foliões que necessitarem de atendimento médico, será de 13h às 21h, dispondo de toda infraestrutura, inclusive medicamentosa, para os atendimentos básicos, já que os atendimentos de maior complexidade serão regulados pelo Samu, conforme já acontece diariamente. Importante ressaltar que, desde o início da organização do evento, todos os hospitais da cidade foram avisados sobre a realização do evento, e a UPA Padre Roberto, contará com reforço médico adicional.

Também foi definido que o evento contará com três ambulâncias em sua totalidade, todas equipadas com desfibrilador externo automático (DEA), e profissionais preparados para atuar em qualquer incidente que seja necessário acionar os protocolos de atendimento à vida.
Já na área da segurança do evento, foi discutido e definido a instalação de um Posto de Comando centralizando as Forças de Segurança, que também será montado na Uemg, para os casos de necessidade de Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O local também será um ponto de apoio aos militares que trabalharão no evento, fazendo com que as decisões sejam tomadas de maneira centralizada e conjuntamente com todos os órgãos de segurança.

De acordo com o secretário de Administração, Thiago Nunes, a integração com todos os envolvidos, reflete em resposta rápida, fazendo com que o evento seja realizado com total segurança e conforto para todos os foliões. “O apoio da Uemg, ao disponibilizar o seu espaço físico para instalação do Posto Médico e Posto de Comando, muito contribuirá para o sucesso do evento, já que sua localização é estratégica e permitirá a atuação conjunta de todas as Forças de Segurança”, destacou.

É a Prefeitura de Divinópolis, na preparação do maior Pré-Carnaval da história de Divinópolis e região, com cultura, diversão, entretenimento e segurança a todos!