07 DEZ 2022
Divinópolis recebe certificação nacional do Ministério da Saúde
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que hoje (7/12), o município recebeu a certificação e o selo Ouro do Ministério da Saúde (MS) referente à eliminação na transmissão vertical (da mãe para o bebê) do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A solenidade de recebimento do selo Ouro da certificação aconteceu em Brasília-DF.

O prêmio afirma a qualidade dos programas e serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) e de questões relativas a respeito aos direitos humanos, igualdade de gênero e a participação da comunidade. Para receber a certificação, o município teve que atender uma série de critérios estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Alan Rodrigo da Silva, secretário de saúde, destacou o esforço dos funcionários da Semusa. “Este reconhecimento vem do esforço de todos os pontos da rede, que trabalharam e trabalham dia a dia para melhorar a assistência à saúde da população de Divinópolis. Com a junção de fatores como equipe engajada e gestão comprometida, os resultados são aparentes" evidenciou.

O Elbert Eddy Costa, diretor de Atenção Secundária, falou sobre a importância de receber a certificação. “Esse prêmio significa o reconhecimento nacional de anos de trabalho, feito por uma equipe multiprofissional especializada e preocupada com a promoção de saúde e prevenção de doenças. Significa também, o resultado de um trabalho intersetorial e articulado entre a rede e sobre tudo, ganho a uma população que tem sido muito bem assistida pela equipe da Semusa”, declarou.

A equipe de representantes de Divinópolis foi formada pelo Alan Rodrigo da Silva, secretário de Saúde, Daniela Dias Vasconcelos, diretora da Atenção Primária, Erika Camargos Ferreira, diretora da Vigilância em Saúde, Elbert Eddy Costa, diretor de Atenção Secundária e Marlene Alves Ferreira, coordenadora SAE-CTA.

Transmissão vertical
Para além das relações sexuais sem uso do preservativo, compartilhamento de seringas no uso de drogas e acidentes com materiais biológicos contaminados, o HIV também pode ser transmitido diretamente da pessoa gestante, que vive com o vírus, para o bebê, é o que se chama de transmissão vertical.

Em casos de tratamentos inadequados, o vírus pode ser transmitido por via vertical em três momentos: no período gestacional; no período periparto (durante o trabalho de parto ou ao nascimento); ou no período pós-parto através do aleitamento materno.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024