04 NOV 2022
Agentes de saúde da ESF Belvedere são capacitados com matriz F.O.F.A.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu no dia de ontem (3/11), uma capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS). A ação ocorreu na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Belvedere.

A capacitação ocorre mensalmente na unidade. Desta vez, a novidade perante as outras capacitações, foi a utilização da matriz F.O.F.A. para traçar estratégias de alcance dos indicadores do “Previne Brasil”. Ao todo, 8 profissionais foram capacitados.

A matriz F.O.F.A. (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), também conhecida como matriz SWOT, é um instrumento de análise gerencial simples e valioso. Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos de uma instituição, com o objetivo de torná-la mais eficiente e auxiliar nas tomadas de decisões.

A experiência gerou um processo de autoconhecimento e de repensar acerca do cenário da produção de saúde. Portando, isso facilita a análise dos principais problemas a serem resolvidos na unidade, a fim de melhorar o processo de organização do trabalho dos profissionais.

De acordo com a supervisora da unidade, Flávia Valério, a ação foi muito produtiva. “Essa avaliação constante do processo de trabalho da equipe é essencial, visando alcançar metas e melhorias dos serviços prestados à população”, relatou.