25 OUT 2022
ESF Ipiranga recebe capacitação sobre doença falciforme
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na última semana, uma capacitação sobre a doença falciforme (DF) para profissionais da Estratégia de Saúde da Familia (ESF) Ipiranga. As atividades contaram com o apoio da equipe do Programa Educar Falciforme, da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

A ação busca promover a qualificação dos profissionais para o conhecimento da doença e sobre o fluxo de atendimento nos níveis primário, secundário e terciário. Além disso, ela estimula os profissionais para o atendimento multiprofissional ao portador desse tipo de doença, seja ele crianças, adolescente ou adulto.

O grupo Educar Falciforme tem a proposta de oferecer capacitações às equipes de saúde das demais unidades e estratégias de saúde da família, de acordo com o interesse e concordância com os supervisores das respectivas unidades. Dito isso, a ESF Ipiranga foi a primeira a contemplar a atividade.

Integram o grupo, as professoras do curso de enfermagem, Elaine Gesteira, Patrícia Peres, Walquíria Santos, Edilene Araújo e Vanessa Cortês, e as alunas do curso de enfermagem, Larissa Mirelle Mendes Magalhães e Ana Luísa Inez Silva. O grupo conta também com as alunas do curso de medicina, Nely Fernandes Xavier Correia, Charlene Regina da Cruz e Lorenza Carvalho Caser.

O supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, ressaltou a necessidade de tratar e aprender sobre essa temática. “É importante falar sobre a DF, uma vez que permite à equipe estar mais apta e capacitada para atender melhor às demandas dessa natureza. Além disso, o momento foi oportuno, considerando que a UFSJ é grande parceira da unidade”, finalizou.

Sobre o Programa

O “Programa Educar Falciforme” teve início em 2018, tendo como alvo as famílias de crianças e adolescentes com doença falciforme. A tentativa finalmente teve sucesso, pois em 2013, houve um projeto semelhante para conhecer as pessoas com DF no município.

A partir de visitas domiciliares o projeto acompanhou de perto a luta dessas pessoas. O grupo também tem o objetivo de levar o conhecimento sobre a DF para os educadores do município. Para que assim, eles possam compreender e contribuir com as demandas de cuidado destas crianças e adolescentes, durante às aulas.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024