04 OUT 2022
DEFESA CIVIL
MEIO AMBIENTE
Região de Divinópolis poderá receber acumulados significativos de chuva nesta terça ou quarta-feira
A Prefeitura de Divinópolis, através da Defesa Civil, informa que a cidade está em área do Estado com chances de receber chuva de granizo, a partir da tarde desta terça-feira (4/10) até a manhã de quarta-feira (5/10).

Segundo dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), através do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), tempestades severas ocorreram ontem (3/10) na área entre o Sul de Minas e o Vale do Rio Doce e ainda há possibilidade de granizo grande ou com acumulações em superfície no Centro/Sul do estado.

Acumulados significativos de precipitação deverão ocorrer associados a ação de tempestades entre o Sul de Minas, Metropolitana e a Zona da Mata, com valores pontuais entre 50 e 80 mm em curto período. De acordo com os dados do Sigam, Divinópolis encontra-se hoje na área classificada como Nível 1 e o principal fator de risco nesta área será granizo pequeno e médio, chuva torrencial e vendavais muito localizados.

Esse fenômeno está previsto para as mesorregiões porção norte da Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Triângulo Mineiro, Central e Metropolitana e para as microrregiões em destaque: Governador Valadares, Caratinga, Sete Lagoas, Belo Horizonte, Ponte Nova, Viçosa, Bom Despacho, Araxá, Uberlândia, Uberaba, Piumhi, Divinópolis, Diamantina, Patos de Minas, Ipatinga, Caratinga, Muriaé, Aimorés, Manhuaçu, Ouro Preto.

Durante o horário comercial as pessoas devem ligar para a Defesa Civil através do telefone 199 e, em outros horários, entrar em contato pelo Whatsapp 98825-2279. Em caso de emergências, o cidadão também pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193, Samu pelo 192 ou 190 para a Polícia Militar. Para quem quiser receber alertas da Defesa Civil por SMS é só enviar seu CEP (sem hífen e sem espaço) para o número 40199.

Prefeitura de Divinópolis sempre junto com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Órgãos do Sistema de Defesa Social e Segurança Pública nas ações em defesa dos riscos à comunidade e sobretudo na preservação da vida!

Recomendações da Defesa Civil em caso de granizo:

- Escolha um local seguro para se abrigar da chuva torrencial que poderá acompanhar ao granizo;
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;
- Tenha cuidado com construções mal acabadas ou construídas. Procure abrigar-se em locais seguros resistentes a fortes ventos, onde não há riscos de destelhamentos;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes.
- Evite engarrafamentos em ruas e avenidas que foram afetadas pela chuva de granizo.