30 SET 2022
ESF Nilda Barros premia crianças em concurso de redação
A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (30/9), a entrega das premiações do concurso de redação na Escola Municipal José Quintino Lopes.

O projeto "Educar para conscientizar" é uma iniciativa dos agentes comunitários de saúde da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nilda Barros e começou em 2019. Nesta terceira edição, foi exibido na escola o filme "Viva, a vida é uma festa" e depois, cada criança fez uma redação com o tema "Como podemos valorizar nossa vida?".

Ao todo, participaram da ação 36 crianças, de 9 e 10 anos. A própria equipe da unidade recolheu e escolheu as três redações que venceram o concurso. O 1º lugar foi para Nicolly Pamela Firmino Batista, de 10 anos; o 2º lugar, para Pedro Henrique Tavares Branquinho, de 9 anos e o 3º lugar, para Alícia Dias Alves, de 10 anos.

Todas os participantes ganharam um brinde e os três primeiros lugares ganharam premiações com jogos educativos, material escolar, entre outros. Produtos esses, arrecadados por meio de apoio da equipe da unidade de saúde, acadêmicos de odontologia da Faculdade Pitágoras e de doações.

O projeto acontece todo mês de setembro com o objetivo de, através da educação e do universo lúdico despertar nas crianças a conscientização sobre a valorização da vida. Nicolly, a criança que ganhou o primeiro lugar escreveu que “o filme ensina várias coisas como que a família vem em primeiro lugar sempre e que devemos ter compaixão e não deixar a fama tomar conta da nossa cabeça, também ensina que devemos ter amor, respeito, carinho e bondade na família”.

Os agentes comunitários de saúde, Meire Cláudia, Carolyna Kássia, Dione Esteves, Lívia Cristina, idealizadores do projeto, relataram que ficaram surpresas com o retorno das crianças, o quanto ficam emocionadas com a iniciativa e que essa é uma oportunidade de entrar no mundo delas para falar de saúde e educação.

De acordo com o supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, essa iniciativa é essencial. “Através desse tipo de ação, temos a valorização da temática da vida no contexto da criança que se torna uma referência até para a própria família e a sociedade como um todo”, pontuou.