26 MAI 2017
Settrans organiza trânsito para Divinaexpo

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans), através da Portaria 003/2017, definiu toda a organização do trânsito nas imediações do Parque de Exposições no período da realização da Divinaexpo. A portaria estabelece normas e procedimentos para o trânsito nas vias públicas de acessos e nas imediações do Parque de Exposições de Divinópolis, no período de realização da festa, de 25 maio a 4 de junho de 2017, sendo parte do calendário das comemorações do aniversário da cidade.

No período compreendido entre 27 de maio a 4 de junho, fica estabelecido sentido único de circulação na avenida Paraná, trecho entre a rua Amim José Barreto (em frente ao portão principal do parque) e a BR-494; no sentido em direção ao trevo da BR-494. Esta alteração se dará de 27 e 31 de maio e ainda nos dias 2, 3 e 4 de junho, das 18h às 2h; no dia 1º de junho esta alteração se dará a partir das 13h até às 2h.

Para os motoristas, sem considerar os de transporte coletivo, o estacionamento de veículos estará proibido, em ambos os lados da via, na avenida Paraná da rua Guapé (esquina com o Centro Administrativo) até o portão do Parque de Exposições. A determinação vale de 27 e 31 de maio e ainda nos dias 2, 3 e 4 de junho, das 18h às 2h; no dia 1º de junho esta alteração se dará a partir das 13h até às 2h.

Os veículos de transporte público terão seus pontos de parada e/ou estacionamento já definidos. Todos os tipos destes veículos poderão parar em frente ao parque para desembarque de passageiros. Ônibus de transporte coletivo terão as paradas em seus pontos convencionais e o estacionamento de dará na lateral do Parque de Exposições, no trecho após entrada principal do público até o final do muro do parque. As vans e micro-ônibus poderão estacionar na avenida Paraná, do outro lado da via - sentido centro, a partir da rua Alceu Amoroso Lima (em frente ao portão principal).

O estacionamento de taxi está liberado na lateral do Parque de Exposições, entre a rua Euclides da Cunha (rua do primeiro portão do parque) e a entrada principal. O estacionamento para os moto-taxistas será do lado oposto do Parque de Exposições, num trecho de 60 metros a partir do portão principal do Parque, sentido à BR-494.

Ônibus, vans, taxis e moto-taxis poderão poderão permanecer nos pontos demarcados para aguardar passageiros em todos os dias da Divinaexpo a partir das 22h e no dia 1º de junho a partir das 13h.

Regulamentação das vans

Através da Portaria 005/2017, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans), regulamentou a permissão do serviço público de transporte remunerado ou não remunerado de passageiros, em razão da elevada demanda de transporte coletivo, por ocasião de eventos que fazem parte de festividades desta cidade. No centro da cidade as vans deverão ficar estacionadas na avenida 21 de Abril, entre as ruas Minas Gerais e Goiás.

O transporte ou captação de passageiros dentro de Divinópolis, realizado por veículos de passageiros até 30 lugares será permitido, excepcionalmente e transitoriamente, na Divinaexpo 2017 e deverá obedecer os pontos de parada e estacionamento próximos ao Parque de Exposições, previstos na Portaria 003/2017.

Para fins de fiscalização e identificação dos veículos autorizados para este fim, estes deverão afixar no para-brisa dianteiro do lado direito na parte inferior do veículo, a autorização expedida pela Settrans, específica para o evento que foi autorizado.