26 ABR 2016
Aprovados no concurso do Samu passam por capacitação

O processo visando à implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderá a 53 municípios, passa por mais uma importante etapa. Começou na segunda-feira (26/04) e se estenderá até sexta (29/04) a primeira etapa da capacitação dos 600 profissionais aprovados no concurso público para atuar no serviço.

O concurso realizado no ano passado teve mais de 5 mil inscritos de várias cidades da região que manifestaram interesse em trabalhar no Samu. A capacitação, de acordo com Márcio Zanardi, secretário executivo do Cis-Urg, é uma forma apresentar o sistema aos aprovados no concurso tratando as especificidades de cada função no Samu.

A capacitação é direcionada a médicos, enfermeiros, técnicos administrativo, auxiliares de farmácia, condutores socorristas, entre outros. A capacitação acontece no período da manhã e tarde na Unifenas Campus Divinópolis, localizada no bairro Liberdade. “A capacitação é composta por parte teórica e prática. Nesta última, serão realizadas oficinas de socorro com simulações com toda equipe que trabalhará dentro das ambulâncias para que eles possam entender e já padronizar qual o protocolo de atendimento do Samu de acordo com as regras do Ministério da Saúde”, explica Zanardi.

O prefeito Vladimir Azevedo participou da abertura da capacitação dos servidores. “Estamos dando mais um passo significativo na implantação deste serviço que será importante para salvarmos vidas e diminuirmos possíveis sequelas. O Samu em Divinópolis e em nossa região já começa a ser uma realidade”, pontua Vladimir.

Além desta semana, vão ser realizadas mais quatro etapas de capacitação distribuídas nos seguintes dias: 2ª etapa de 02/05 a 06/05, 3ª etapa de 09/05 a 13/05, 4ª Etapa de 16/05 a 20/05 e 5ª Etapa de 23/05 a 27/05. Do total de pessoas que participam da capacitação, 480 atuarão na Samu e 120 compõe o quadro de reserva.

Obras

A implantação do Samu corre sobre a responsabilidade do Consórcio de Urgência e Emergência (Cis-Urg) Centro Oeste. A Central de Regulação do Samu, com mais de 90% obras executadas, está localizada no centro da cidade na avenida Getúlio Vargas, prédio do antigo Pronto-Socorro. Imóvel que foi cedido pela Prefeitura de Divinópolis para atender as necessidades do Cis-Urg e Samu.

“O mobiliário e os equipamentos que ocuparão a unidade, bem como as 23 unidades descentralizadas nos municípios – que serão ponto chaves onde ficarão as 31 ambulâncias do Samus – já está em fase final e os prefeitos estão concluindo a implantação dessas bases”, explica o secretário executivo do Cis-Urg.

Os investimentos estão assegurados por meio de um convênio assinado em dezembro entre o Governo de Minas Gerais e o Cis-Urg Centro-Oeste. Por meio dele foram destinados R$ 7 milhões que estão sendo utilizados para comprar todos os insumos, equipamentos e bens para garantir a implantação do Samu.

O Samu nasce com 18 hospitais mapeados e credenciados em toda a região de abrangência do Cis-Urg. Além de 24 bases de ambulâncias. O serviço contará com 31 novas ambulâncias, dessas, sete serão ambulâncias avançadas que são praticamente uma UTI móvel.