06 ABR 2016
Implantação do Samu entra em fase final

Após dois anos de intensos trabalho o Consórcio de Urgência e Emergência (Cis-Urg) Centro Oeste entra na fase final para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O serviço que reúne 53 municípios da região está com 90% das obras já concluídas.

De acordo com o secretário executivo da entidade, José Márcio Zanardi, a Central de Regulação do Samu, localizada no Centro da cidade na Avenida Getúlio Vargas, no antigo Pronto-Socorro Municipal, foi cedido pela Prefeitura de Divinópolis para atender as necessidades do Cis-Urg e Samu.

“O mobiliário e os equipamentos que irão ocupar está unidade, bem como as 23 unidades descentralizadas nos municípios – que serão ponto chaves onde ficarão as 31 ambulâncias do Samus – já está em fase final e os prefeitos estão concluindo a implantação dessas bases”, explica José Márcio.

Os investimentos estão assegurados por meio de um convênio assinado em dezembro entre o Governo de Minas Gerais e o Cis-Urg Centro-Oeste. Por meio dele foram destinados R$ 7 milhões que estão sendo utilizados para comprar todos os insumos, equipamentos e bens para garantir a implantação do Samu.

“Na primeira semana de maio iremos fazer a capacitação de cerca de 600 profissionais de toda a região que estarão trabalhando no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência. Garantindo, assim, a possibilidade daqueles que necessitarem deste serviço terem suas vidas salvas ou, ao menos, diminuir qualquer sequela de qualquer evento que venha ser necessário o socorro pré-hospitalar”, ressalta o secretário executivo.

O Prefeito de Divinópolis e presidente do Cis-Urg, Vladimir Azevedo, acompanha de perto a da implantação do Samu e entende que o serviço será vital não somente para Divinópolis, mas para dezenas de cidades do raio de abrangência.

“Estamos criando toda uma estrutura para salvar vidas. Neste sentido, todo o investimento se justifica. O Samu será um ganho sem precedentes para toda a Macro-Oeste. Impactando de forma positiva e decisiva na vida de milhares de pessoas”, argumenta Vladimir.

Estrutura

O Samu nasce com 18 hospitais mapeados e credenciados em toda a região de abrangência do Cis-Urg. Além de 24 bases de ambulâncias. O serviço contará com 31 novas ambulâncias, dessas sete serão ambulâncias avançadas que praticamente são uma UTI móvel.

O Samu 192 é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Com estrutura qualificada, o Samu 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.

O Samu 192 funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e, à população dos 54 municípios que compõem a macrorregião, beneficiando cerca de 1,1 milhão de pessoas. A iniciativa de regionalização do Samu resultará na redução de mil morte/ano na região.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024