01 ABR 2016
Atividade física e terapêutica no Dia da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 9 de abril. A data será marcada por uma série de atividades realizadas pela Prefeitura de Divinópolis na Praça Dom Cristiano (Praça da Catedral), através da Diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). As ações físicas e terapêuticas serão realizadas em Parceria com a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). As atividades serão realizadas das 9h às 12h.

A proposta é difundir as chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PIC). Tratam-se de ações que buscam o equilíbrio da mente e do corpo, valorizando o ser humano fazendo o resgate das práticas mais antigas sem negar os avanços da medicina convencional. Neste sentindo, serão apresentadas a comunidade várias atividades como alongamento, pilates e chi kung.

De acordo com a organização do evento, para as apresentações corporais serão feitos métodos de condicionamento físico e mental que trabalha o corpo e a mente como uma unidade, dessa forma essas ações são consideradas como atividades físicas e terapêutica, simultaneamente.

Todas as apresentações terão 30 minutos, em média, com exceção da atividade de alongamento com 15 minutos de duração. O objetivo é despertar interesse, motivação e adesão às PIC, demonstrando a importância dessas práticas na autonomia do indivíduo para promoção da saúde.

Estas atividades serão desenvolvidas por acadêmicos de educação física e fisioterapia da Universidade de São João del-Rei, além de contar com o suporte de servidores da Semusa.

Somada as PIC, quem for a Praça do Santuário no Dia Mundial da Saúde contará, ainda, stands onde os acadêmicos de ciências biológicas irão abordar temas ligados a botânica, homeopatia e repelentes naturais.

“Esta ação busca informar a população sobre estas práticas corporais, bem como proporcionar uma manhã de atividades e lazer com foco na promoção a saúde”, afirmou a fisioterapeuta da Semusa, Fernanda Francischetto do Amaral.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024