12 MAI 2014
SAE realiza encontro de mães positivas
A Secretaria Municipal de Sade, por meio do Servio de Atendimento Especializado (Sae), realizou na ltima sexta-feira ( 09/05), o 3 encontro de mes positivas. O evento aconteceu na sede da Casa de Assistncia Irm Scheilla durante toda a tarde. Na comemorao foram realizadas apresentaes de dana e msica, alm de distribuio de brindes e lanche. O espao busca realizar em todas as datas comemorativas, encontros com os pacientes, proporcionando lazer, e um convvio fora do ambiente de tratamento. A comemorao ao dia das mes realizada pela terceira vez, e este ano, alm do lanche e da distribuio de brindes para as mes, contou com a apresentao do grupo Fazendo Arte. O psiclogo Paulo Taminato, explica que o intuito das confraternizaes, desmistificar a questo do HIV, e proporcionar aos pacientes um convvio entre si, conhecendo mais sobre a realidade e os desafios dirios que cada uma enfrenta. Ns sempre buscamos fazer mais pelas nossas pacientes, ns nunca estamos satisfeitos, e creio eu que este seja o caminho para se realizar um bom trabalho, a autocrtica. Ns tentamos, na medida do possvel, fazer com que o paciente se sinta acolhido e participativo em relao a tudo, declara o psiclogo da casa. Para as pacientes, a confraternizao uma oportunidade de rir e esquecer os problemas, se encontrando com o grupo e compartilhando experincias. A paciente, A.C.P.A. de 40 anos, portadora da doena h 17 anos, frequenta o SAE desde o incio do tratamento. Para ela, os encontros so uma oportunidade de sair da rotina. bom participar destes encontros, porque assim podemos interagir com as pessoas que assim como a gente fazem o tratamento, e com os profissionais de sade. A comemorao do dia das mes muito especial, e, sem dvida, muito emocionante, conta a paciente. Emocionada durante todo o evento, a coordenadora e enfermeira do SAE Francisca Vansia Macedo Gomes, participa da evoluo de cada paciente, uma motivao para continuar lutando por essa causa. Tem muitos pacientes que a gente consegue realmente ver um resgate, todos os profissionais se desdobram para oferecer uma orientao, cuidado, acolhimento, e o que mais emociona ver a evoluo deste paciente, ver quando cada um responde bem aos medicamentos explica a coordenadora. Elas ficam bem animadas esperando essa nossa ao, algumas infelizmente no podem comparecer devido a compromissos com trabalho, mas as pessoas que comparecem saem sempre muito felizes, e so bem participativas. O mais importante, que esta uma oportunidade de encontro entre elas, elas podem se conhecer melhor, ver o que a outra vem avanando no tratamento, perceber que este problema no uma realidade apenas sua, conclui Francisca.