Programação religiosa e cultural reafirma fé e tradição congadeira em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa que a tradicional Festa em honra a Nossa Senhora do Rosário, no bairro Espírito Santo, segue com intensa programação religiosa e cultural, reafirmando a fé e a tradição congadeira na cidade.
Na quinta-feira (28/8), foi realizado o recolhimento e levantamento das Bandeiras do Reino da Virgem das Mercês e de Santa Efigênia, sob a responsabilidade da mordoma Alessandra de Andrade Eufrásio e do mordomo Moisés Raimundo Batista.
Na sexta-feira (29/8), a programação terá o recolhimento e levantamento das Bandeiras do Reino de Santa Isabel, organizado pela mordoma Rosa Aparecida Teixeira da Silva e família. Também serão levantadas a Bandeira Patrona de Nossa Senhora do Rosário, pela mordoma Flávia Cândida, e a de São Benedito, cumprindo promessa do mordomo Carlinhos. Após as cerimônias, a mordoma Flávia Cândida oferecerá um café aos congadeiros no salão da igreja.
No sábado (30/8), a partir das 14h, haverá recolhimento das Coroas de Promessa nos bairros São João de Deus, Manoel Valinhas, São Luiz, Niterói, Itatiaiuçu, Olaria, Canta do Mina, Porto Velho e Espírito Santo. Às 19h30, ocorrerá o levantamento dos mastros de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, encerrando com o tradicional Café de São Benedito, oferecido pelos mordomos aos congadeiros.
No domingo (31/8), às 9h, será celebrada Missa em memória dos falecidos que contribuíram para a história da Irmandade, seguida de almoço comunitário. Às 16h, acontecem os Estados de Coroa, com saída dos bairros Porto Velho, Niterói, Primavera, São José e Centro, encerrando no Cruzeiro do Alto São João de Deus. Às 20h, haverá Celebração da Palavra com o diácono permanente Antônio Ailton, leitura da Carta da Lei Áurea pela Princesa Isabel Mariana e apresentação do Quadro de Escravos.
Na segunda-feira (1/9), às 19h, ocorre o descimento das Bandeiras do Reino, encerrando oficialmente a programação.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Mardey Russo, a Festa de Nossa Senhora do Rosário é um patrimônio imaterial de grande importância para a cidade.
“Estamos preservando a tradição e a devoção de gerações. A Prefeitura convida a população a prestigiar e manter viva essa manifestação de fé e cultura”, destacou o secretário.