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JUL
30
30 JUL 2025
EDUCAÇÃO
Capacitação de novos educadores reforça compromisso de Divinópolis com a educação inclusiva
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Formações voltadas às Salas de Recursos Multifuncionais e à Escola Municipal Raio de Sol qualificam profissionais para atender alunos com necessidades específicas
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), segue promovendo formações intensivas voltadas aos novos servidores aprovados em concurso público, com o objetivo de garantir excelência e preparo técnico desde o início da atuação profissional. Um dos focos das capacitações que acontecem ao longo desta semana está voltado ao atendimento educacional especializado (AEE), com formações específicas para os educadores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e para os profissionais que atuarão na Escola Municipal Raio de Sol.

Essas formações fazem parte de um conjunto de ações que refletem o comprometimento do município com uma educação cada vez mais inclusiva, que reconhece as singularidades das crianças e estudantes e oferece suporte adequado às suas necessidades.

Entenda o que é a SRM e como ela funciona

As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços pedagógicos especialmente preparados para o atendimento educacional especializado de crianças e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. As atividades ocorrem, em regra, no contraturno escolar, com o objetivo de complementar e suplementar a formação das crianças/estudantes, respeitando suas particularidades e promovendo seu desenvolvimento integral.

A atuação dos profissionais nas SRMs envolve o uso de materiais adaptados, tecnologia assistiva e estratégias pedagógicas personalizadas. As crianças /estudantes são indicados para este atendimento a partir dos laudos e avaliações realizadas pelas equipes escolares, em conjunto com os serviços de apoio da rede municipal.

Formação técnica e prática para os novos educadores

Durante a formação, os servidores designados às SRMs serão preparados para compreender as políticas e diretrizes da educação inclusiva, além de vivenciarem exemplos práticos de intervenção. Também aprendem sobre planejamento pedagógico, elaboração de relatórios de acompanhamento, uso de comunicação alternativa, tecnologia assistiva e estratégias de adaptação de recursos didáticos.

De acordo com o cronograma de capacitação, as atividades são conduzidas por especialistas da área, como Ana Flávia, Aline, Fabrícia, Cláudia Lemos, Fernanda Guimarães e Jaqueline, Nayara, Nayara Oliveira que conduzem oficinas teóricas e práticas nos turnos da manhã e da tarde.

A Coordenadora da Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial (EMIEDE), Letícia Maria de Melo Campos, reforçou que as capacitações refletem uma educação moderna, que se preocupa em proporcionar às crianças a melhor aprendizagem e o melhor acolhimento. “A formação continuada sobre temas da educação especial na perspectiva da educação inclusiva é fundamental para garantir que profissionais da educação estejam preparados para acolher, compreender e promover o pleno desenvolvimento de todos, respeitando suas singularidades. Além disso, abordar temáticas específicas, como o gerenciamento de crises, o manejo comportamental e a atenção à saúde mental, contribui diretamente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes, acolhedoras e seguras.”, destacou. Para finalizar, ela reforça que “ Esses conhecimentos ampliam a capacidade da escola de oferecer um ambiente inclusivo, onde a diversidade é reconhecida como valor e todos as crianças e estudantes têm assegurado seu direito de aprender e conviver”, disse. 

Raio de Sol: acolhimento, estratégia e inclusão

Paralelo à formação das SRMs, os educadores selecionados para atuar na EM Raio de Sol também participam de uma programação específica. Essa iniciativa da Semed visa oferecer suporte ampliado a crianças e estudantes que demandam atenção especializada, promovendo ações intersetoriais e estratégias socioemocionais no contexto escolar.

Entre os conteúdos abordados estão a organização dos atendimentos especializados, elaboração de relatórios e devolutivas, intervenções práticas nas escolas, uso de tecnologia assistiva, comunicação alternativa e também o cuidado com o próprio educador, em atividades voltadas ao bem-estar e à saúde mental.

Diferenças entre SRM e Raio de Sol

Embora ambas as frentes atuem no campo da educação inclusiva, há diferenças importantes entre as SRMs e Raio de Sol. 

A SRM atende crianças e estudantes que estão na escola regular, oferecendo um atendimento especializado para apoiar o desenvolvimento deles. Geralmente, o modo de ensino é adaptado às necessidades de cada aluno, focando em estratégias individualizadas que ajudam a superar dificuldades de aprendizagem. Isso pode incluir atividades específicas, acompanhamento pedagógico personalizado, uso de recursos didáticos diferenciados e técnicas que estimulam o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.O objetivo é criar um ambiente acolhedor e estimulante, onde cada estudante possa evoluir no seu ritmo e alcançar seu potencial máximo. 

Já a  Escola Raio de Sol, que faz parte da rede municipal de ensino, atende exclusivamente crianças com necessidades especiais e oferece um atendimento especializado. Ela é voltada para alunos que precisam de recursos e suporte específicos para aprender, como estudantes com deficiências ou dificuldades de aprendizagem mais complexas. Esta unidade de ensino conta com uma estrutura adaptada, profissionais especializados e atividades pensadas para promover o desenvolvimento de cada estudante de forma individualizada.

Educação com propósito e acolhimento

Ao todo, participam das capacitações citadas mais de 172 profissionais, divididos entre os grupos de SRM  e Raio de Sol. As atividades seguem até o início de agosto, e outras formações complementares já estão programadas ao longo do semestre.
  
A educadora Karina Bessa, recém concursada para o cargo de professora, vai atuar com as crianças através da SRM. Entusiasmada, ela contou um pouco sobre essa capacitação. “Estou muito feliz por ter conseguido atuar em uma área que gosto, e mais feliz ainda pois esse foi o maior concurso da história de Divinópolis. Essa formação tem sido muito importante, principalmente para quem está começando agora na rede, estamos sendo todos muito bem acolhidos. E o fato de já ingressarmos, tendo essa formação intensiva nos dá mais segurança para exercer nossa função”, finalizou. 

Outra educadora que também passou no recente concurso foi Amanda Almeida, que atuará na Escola Raio de Sol. Ela tem aproveitado cada minuto da capacitação e acredita estar mais segura para assumir o cargo. “Gostei muito dessa capacitação, está sendo uma experiência incrível e muito rica. Fiquei muito satisfeita com o cuidado que a equipe teve em nos preparar para podermos chegar nas escolas com mais confiança”, afirmou. 

Com esse cuidado desde o início da jornada, Divinópolis reafirma seu compromisso com uma educação que respeita as diferenças e promove a equidade. Afinal, preparar os educadores é o primeiro passo para garantir que nenhum aluno seja deixado para trás.
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