A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag), convida os responsáveis técnicos, profissionais de controle de qualidade, proprietários de estabelecimentos de produtos de origem animal, consultores e estudantes da área de agronegócios a participarem do curso promovido pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM): “Atuação do Responsável Técnico na Indústria de Produtos de Origem Animal (POA)”.
Com o objetivo de fortalecer a atuação dos responsáveis técnicos nas agroindústrias locais, o curso abordará, de forma prática e objetiva, temas essenciais como os fundamentos jurídicos da função, obrigações regulatórias, rotina do RT na indústria, integração com a equipe, gestão da qualidade e técnica, além da execução de planos de ação baseados em situações reais. Um dos destaques será a simulação prática de verificação oficial, com identificação de não conformidades e elaboração de plano corretivo.
A capacitação contará com a presença do promotor de Justiça Dr. Alessandro Garcia Silva (MPMG) na abertura do evento e será conduzida pela médica-veterinária Nara Lúcia Vitalino de Melo, que possui mais de 24 anos de experiência na área, incluindo atuação como responsável técnica em indústrias de produtos de origem animal, tanto para o mercado interno quanto externo. Ela também tem expertise em assuntos regulatórios, implementação de Programas de Autocontrole, Food Fraud, Food Defense, auditorias regulatórias (internas e de terceiros), treinamentos de colaboradores, gestão e controle documental.
A capacitação ocorrerá nos dias 14/06 (sábado), das 7h às 12h e das 13h30 às 17h, e 15/06 (domingo), das 8h às 12h, no auditório da SETTRANS, localizado no segundo andar da Rodoviária de Divinópolis, na Avenida JK, nº 1361, bairro Bom Pastor.
As vagas são limitadas, e as pré-inscrições podem ser feitas até o dia 6 de junho, diretamente com o SIM Divinópolis, pelo telefone
(37) 3229-6659, no horário das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira. A inscrição será confirmada mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue na abertura do evento como forma de contribuição solidária.
A realização deste curso reforça o compromisso do município com a qualidade dos produtos de origem animal e com a valorização dos profissionais que atuam nesse setor estratégico para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico regional.