21 FEV 2024
SAÚDE
"Minas unida no combate ao mosquito Aedes” com as ações da Prefeitura na Comunidade
O Dia D do movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito Aedes acontece no próximo dia 24 de fevereiro em todo o estado.
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que a Vigilância em Saúde Ambiental, aderindo a mobilização do Estado, realizará neste sábado (24/2), o evento “Minas unida no combate ao mosquito Aedes”. No mesmo dia, será realizado também, um mutirão de limpeza nos bairros São José e São Miguel, das 8h às 12h.

A atividade é uma realização da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

O evento acontecerá na Praça da Bíblia, localizada no bairro São José, e contará com uma mostra educativa, onde serão fornecidas orientações para população com medidas de prevenção as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Nesta ação, Semusa também estará presente com profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) farão testagem gratuita de HIV, hepatites e sífilis. Além disso, uma equipe da Central de Imunização também estará presente e fará atualização dos cartões de vacinação. O Procon estará presente oferecendo gratuitamente informações relacionadas ao direito do consumidor.

Além disso, para a melhor eficácia no mutirão de limpeza, durante esta semana, os agentes de endemias estão panfletando os imóveis dos bairros que serão contemplados com a atividade, com intuito de orientar quais os matérias serão recolhidos pelos agentes. A Prefeitura reforça que é necessário a participação da população retirando o maior número possível de recipientes que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participará do evento prestando atendimento itinerante com o furgão do Bolsa Família e com atendimento da equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudeste. A ação oferecerá atualização e inserção no Cadastro Único, informações, orientações, atendimentos e direcionamentos sobre acessos a direitos e todos os serviços da Assistência Social.

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), estará presente com uma equipe da Biblioteca Pública Ataliba Lago, que levará o projeto “Leitura em Toda Parte", distribuição gratuita de livros por meio do projeto “Livro, Leve e Solto”, atrações para as crianças como jogos de tabuleiro, oficina de confecção de brinquedos e muito mais.

O intuiro do dia D é realizar mutirão de limpeza para eliminar os focos de Aedes aegypti, e também ações de mobilização para orientação e conscientização da população sobre a eliminação dos focos do mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika.O evento é uma realização da Semusa, em parceria com a Secretaria Regional de Saúde, Corpo de Bombeiros e demais secretarias do município.

O Cartão de Todos também será um dos parceiros. A Clínica AmorSaúde estará presente com uma enfermeira oferecendo aferição de pressão; teste de glicemia; amostra de repelente; cortesias de avaliação e limpeza odontológica e cortesias para realização de Hemograma. Já a Ótica Visão de TODOS também estará presente com um profissional para realização de pré-teste de acuidade visual.

A Vigilância em Saúde Ambiental destaca que é fundamental a participação de todos no combate à dengue!
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024