A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) Divinópolis, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), realizou, o 2º Simpósio de Atenção Domiciliar da Região Centro Oeste. O evento contou aproximadamente 120 participantes, de Divinópolis e também representantes de SAD da região ampliada de saúde de Contagem e Itajubá.
No primeiro dia (23/11) foram realizados dois minicursos, sendo um de oxigenioterapia, traqueostomia e ventilação mecânica: do monitoramento ao desmame na atenção domiciliar, que foi ministrado pelo fisioterapeuta e consultor técnico do Ministério da Saúde, Tarcísio Nema de Aquino. Outro minicurso foi com a temática: Comunicação de notícias difíceis em saúde, ministrado pelo professor Alexandre Ernesto Silva, da UFSJ.
Já no segundo dia (24/11), ocorreram mesas redondas e palestras referente a temas diversos que fazem parte do cotidiano de trabalho dos profissionais que atuam na Atenção Domiciliar do Programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde como também daqueles que realizam Atenção Domiciliar em outros pontos da rede de atenção à saúde.
De acordo com Marlene Medeiros, coordenadora da SAD, este foi mais um momento importante na Atenção Domiciliar de Divinópolis. “Este é mais um destaque para o SAD em Divinópolis que busca pela oferta de atendimento de qualidade para aqueles que atendem ao perfil de elegibilidade para o serviço. Esta ação, enfatiza ainda mais para a que veio SAD Programa Melhor em Casa, para atendimento de pacientes, agudos, crônicos agudizados e complexos”, salientou.