15 OUT 2013
Prefeito Vladimir prestigia posse de diretor da UFSJ
O prefeito Vladimir Azevedo participou na manhã desta terça-feira (15/10/13) da posse do diretor do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, da Universidade Federal São João del-Rei, Professor Dr. Eduardo Sérgio Silva. A Vice-Diretoria empossada é a Professora Danyelle Romana Alves Rios. A solenidade no auditório da Universidade em Divinópolis, contou ainda com a Reitora da Universidade Federal de São João del-Rei Professora Dra. Valéria Heloísa Kemp, e o vice reitor, Sérgio Cerqueira. Durante o seu pronunciamento, o prefeito Vladimir Azevedo ressaltou o novo ciclo da Universidade em Divinópolis. “O professor Eduardo está aqui desde o começo, ao lado da Eloísa Rennó, participando da implantação e início da estruturação do campus, no fincar dos pilares, os primeiros passos. A universidade tem um papel fundamental na expansão do capital intelectual e social, na busca da unidade e na construção de um coletivo melhor. Parabéns e muito sucesso aos professores Eduardo e Danyelle, que assumem o Campus Divinópolis”, enfatizou Vladimir. O novo diretor ficará no cargo por quatro anos. “Importante esse momento, e hoje e um dia histórico, já que o campus vive uma nova fase com uma expansão que sabemos que não é fácil. Mas vejo muito sucesso e trabalho para a dupla que chega com firmeza, leveza, ousadia e comprometimento”, ressaltou a reitora Valéria Kemp. Eduardo foi reconduzido ao cargo depois de uma eleição. De maneira emocionada, ele destacou em seu discurso de posse o apoio da família. “É uma honra e ao mesmo tempo um desafio, assumir novamente o campus num momento de consolidação. Estou convicto que com humildade e determinação, conseguirmos cumprir os nossos compromissos. Fiquei muito feliz em ver o prefeito Vladimir que é um parceiro da instituição, prestigiar este momento importante pra todos nós”, disse o diretor. A UFSJ começou com suas atividades no primeiro semestre de 2008. São 1.437 alunos, divididos em 4 cursos de graduação: Medicina, farmácia, bioquímica e enfermagem. Pós-graduação: Biotecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem e Residência em Enfermagem. Cinco cursos de mestrados e um de doutorado. 150 professores titulares, e 12 substitutos, fazem parte do corpo docente e 30 laboratórios de ensino estão a disposição dos universitários. O diretor do Campus Dona Lindu é graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), mestre em Ciências com área de concentração em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1998) e doutor em Ciências com área de concentração em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2001), Pós-doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto III da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando na epidemiologia molecular de Leishmania e diagnóstico das leishmanioses. Também estiveram presentes, o vice-prefeito, Rodrigo Resende; e o secretário municipal de Saúde, Dárcio Abud Lemos. Já os deputados federais, Jaime Martins e Domingos Sávio, foram representados por assessores. No fim da cerimônia foi feita uma homenagem a ex-vice-diretora do campus Divinópolis, Eloísa Rennó.