01 NOV 2023
AGRONEGÓCIOS
SOCIAL
Prefeitura realiza abertura da exposição sobre “Segurança Alimentar e Nutricional”
A exposição buscou mostrar todo o trabalho exercido pelas Secretarias durante a Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisans) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comseans), promoveram na tarde de hoje (1/11), a abertura da exposição sobre a Segurança Alimentar e Nutricional (San).

A Segurança Alimentar e Nutricional, consiste na conscientização sobre a importância da realização do direito de todos ao acesso a uma alimentação saudável e de qualidade, de uma forma que seja nutritiva para quem a consome, tendo como base, o respeito a diversidade cultural, e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

A exposição, mostrou todo o trabalho desenvolvido durante a Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional pela Caisans e Comseans, e pelas Secretarias de Agronegócio (Semag), Assistência Social (Semas), Educação (Semed), Saúde (Semusa), Meio Ambiente (Seplam).

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, reforçou sobre a importancia da San. “Esta iniciativa é de suma importancia, pois devemos buscar uma alimentação segura, uma alimentação completa, com a quantidade necessária de nutrientes para toda a população. Lutamos diariamente para investir na segurança alimentar, o Banco de Alimentos por exemplo, recebe alimentos que seriam descartados e que ainda estão em boas condições para serem bem aproveitados, e através de um cuidado feito por profissionais qualificados, e torna esses alimentos hábeis para serem entregues como refeições frescas. Mas nesta luta contra a fome, precisamos da conscientização não só do poder público, mas das instituições e da sociedade civil, que são fundamentais para que todos os programas aconteçam. Se os três trabalharem juntos, seremos imbatíveis.”, destacou.

A secretaria executiva da Caisans e coordenadora do Banco de Alimentos, Claudia Santana, ressaltou a importancia de políticas públicas para promover a segurança alimentar. “Nosso município tem se empenhado na execução das políticas de segurança alimentar, são diversos projetos como o plano municipal de segurança alimentar, a entrega do Restaurante Popular, além de instituições como a Caisans, Comseans, o Banco de Alimentos, entre outras iniciativas que trabalham diariamente para promover a segurança alimentar, levando alimentação saudável e nutritiva para a mesa de famílias com vulnerabilidade econômica e social”, comentou.

A vice-presidente do Comseans, Sandra Meire Guimarães, salientou algumas outras conquistas para a promoção da segurança alimentar, e mostrou orgulhosa sobre o trabalho contra a fome exercida no município. “Esse tipo de ação é muito importante, durante a Semana Municipal de Segurança Alimentar nós tivemos o lançamento da Rede Mineira de Banco de Alimentos, que foi um grande avanço na luta contra a fome e insegurança alimentar. Ainda no mundo de hoje, vemos que ainda milhares de pessoas vivem em situação de vulnerabilidade alimentar, mas digo que Divinópolis está à frente na luta contra a fome”, pontuou.

A exposição é aberta ao público e pode ser visitada, de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, até o dia 10 de novembro. Acesse a Galeria de Fotos sobre a Exposição de Segurança Alimentar e Nutricional através deste link: https://encurtador.com.br/OY158