A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e Consórcio Transoeste, informa o balanço das atividades do projeto pedagógico e cultural “Bom Passeio”.
O projeto “Bom Passeio” é de cunho educacional patrimonial e turístico e tem como objetivo estimular os professores e alunos na prática do estudo do meio, exercitando a cidadania através da parceria Turismo e Educação. A comunidade escolar pode aprofundar os conhecimentos históricos, culturais e turísticos da sua cidade, ampliando as possibilidades de se tornarem cidadãos participativos e responsáveis na preservação da cultura local.
Desde o seu início, no dia 12 de março, o projeto já atendeu 16 escolas e 525 alunos, através de passeios de ônibus pelos pontos turísticos de Divinópolis. Até o final das atividades, dia 27 de outubro, mais quatro unidades de ensino serão atendidas, com 6 turmas realizado as visitas até o fim do programa de turismo.
Atualmente, o projeto pedagógico conta com a participação de 96 professores juntamente com monitores para acompanharem 700 alunos do 5° ano inscritos no programa, uma vez por semana, e um historiador que realiza o tour histórico-cultural, trazendo informações geográficas, históricas e culturais em nove pontos turísticos do município.
A supervisora e orientadora de ensino (SOE), Cleide Duarte, destacou que essa atividade é fundamental para as escolas. “Essa ação é de grande valia para as crianças, já que elas vão à nove pontos turísticos da cidade, com um historiador. Um passeio acaba se tornando uma ótima aula de história, que acrescenta muito ao conhecimento dos alunos de cada instituição”, afirmou.
José Ricardo Gonçalves, diretor da Escola Municipal Maria Fonseca Peçanha, detalhou a experiência de sua instituição na visita. “Em nossa unidade, temos duas turmas de quinto ano, que foram contemplados com o projeto “Bom Passeio”. Os professores tiveram a oportunidade levar os alunos para conhecer os pontos turísticos que já haviam sido trabalhados em aula. A viagem foi muito bem recebida pelos estudantes, que valorizaram as riquezas dos patrimônios municipais”, salientou.